Topo

Diogo Schelp

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Brasil supera Estados Unidos em média diária de novos casos de covid-19

Em Santa Catarina, 85% dos leitos de UTI estão ocupados - Reprodução/Flickr Governo do Estado de Santa Catarina
Em Santa Catarina, 85% dos leitos de UTI estão ocupados Imagem: Reprodução/Flickr Governo do Estado de Santa Catarina

Colunista do UOL

08/03/2021 14h49

Pela primeira vez desde junho do ano passado, o Brasil superou os Estados Unidos no total de novos casos diários confirmados de covid-19, na média móvel de sete dias.

Neste domingo (7), foi registrada, no Brasil, uma média diária de 66.869 novos pacientes com a doença causada pelo novo coronavírus, segundo atualização feita nesta segunda-feira (8) pelo site Our World in Data, com base em dados da Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos. Já os Estados Unidos tiveram 59.258 novos casos.

No dia anterior, no sábado (6), a média nos Estados Unidos era de 60.807 novos casos diários, enquanto a do Brasil era de 60.229 novos casos.

Calcula-se a média móvel somando o número de casos do dia com o dos 6 dias anteriores e dividindo por sete. Esse é o critério mais usado para compreender as oscilações no total de pessoas contaminadas porque elimina distorções entre os dados registrados no meio da semana (mais elevados) e os de fim de semana (mais baixos).

A última vez em que a média móvel de novos casos no Brasil superou a americana foi entre 30 de maio e 25 de junho do ano passado.

Atualmente, portanto, nenhum outro país no mundo está registrando tantos novos casos por covid-19 por dia, em média, do que o Brasil.