Topo

Felipe Moura Brasil

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Bolsonaro não tem moral para falar das boçalidades de Lula, e vice-versa

Colunista do UOL

17/07/2022 16h12

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Comentei na Live UOL de sexta-feira (15) a declaração de Jair Bolsonaro de que Lula acabaria com a guerra da Ucrânia "tomando pinga". Ele acusou o petista de prepotência por afirmar que poderia resolver o conflito.

Bolsonaro já falou barbaridades sobre a guerra na Ucrânia - disse, por exemplo, que as acusações de massacre eram um exagero -, prestou solidariedade à Rússia quando sua tropas já estavam na fronteira e ainda financia indiretamente a máquina bélica de Putin, defendendo a manutenção da importação de fertilizantes russos e até se gabando disso, em vez de buscar alternativa. Não tem moral alguma para falar das boçalidades de Lula. E vice-versa.

Nesta semana, Bolsonaro afirmou que pretende apresentar ao presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenski, uma "solução" para o conflito travado desde fevereiro, quando as tropas da Rússia invadiram o país. A previsão é que os dois líderes conversem por telefone na segunda-feira, na presença do ministro de Relações Exteriores, Carlos França.

Na Live UOL, falamos também sobre a investigação envolvendo a influenciadora e DJ Deolane Bezerra e o humorista Tirulipa, no inquérito que apura a atuação da empresa Betzord em jogos e apostas online; e sobre a Polícia Civil do Paraná, que afastou a hipótese de crime de ódio com motivação política no assassinato do guarda municipal Marcelo Arruda, tesoureiro do PT.

Com Madeleine Lacsko, debato os principais assuntos do país diariamente, das 17h às 18h, com transmissão ao vivo nos perfis do UOL no YouTube, no Facebook e no Twitter.