Topo

Felipe Moura Brasil

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Bolsonaro se calou para demonstrar força e poder articular seu futuro

Colunista do UOL*

04/11/2022 21h08

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

*Por Redação UOL Notícias

Na Live UOL desta quinta (3), o colunista do UOL Notícias, Felipe Moura Brasil, comentou o pedido do presidente Jair Bolsonaro (PL) para que seus apoiadores liberem o trânsito das rodovias bloqueadas.

Desde o fim da noite de domingo (30), quando o presidente foi derrotado nas urnas pelo adversário, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), bolsonaristas têm bloqueado vias em vários estados do país com a alegação de que não aceitam o resultado.

"Ele demorou três dias para falar diretamente para as pessoas desobstruírem as vias. No dia anterior, ele tinha feito um discurso bastante ambíguo. Ele apenas atribuiu os métodos mais sujos à esquerda, mas não desmobilizou diretamente essas pessoas que estavam bloqueando as rodovias. Pessoas que eu não gosto nem de chamar de manifestantes porque bloqueio de estrada é coisa de outro nível de gente, coisa de arruaceiro —e eventualmente de golpista— porque você prejudica seus compatriotas", disse o colunista.

Felipe Moura Brasil falou também sobre o possível motivo do silêncio do presidente. "Jair Bolsonaro gosta que haja gente na rua, que seja apoiadora dele, insatisfeita com o resultado da eleição que ele perdeu. Ele queria que isso fosse estendido por 72 horas. Foi só depois desse tempo que o presidente veio dar o seu depoimento. Ele queria ter uma demonstração de força, enquanto articulava, em Brasília, o seu futuro. Era para isso que esse pessoal que estava na rua estava sendo usado. Ele articulou com Valdemar da Costa Neto [presidente do PL] casa, salário e advogados pagos com fundo partidário —item, inclusive, que Bolsonaro sancionou como presidente".

Na Live UOL, ele e a colunista do UOL Notícias Madeleine Lacsko também falaram sobre a primeira reunião do vice-presidente eleitor, Geraldo Alckmin (PSB), com o ministro-chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira (PP).

Felipe Moura Brasil e Madeleine Lacsko debatem os principais assuntos do país diariamente, das 17h às 18h, com transmissão ao vivo nos perfis do UOL no YouTube, no Facebook e no Twitter.