Topo

Felipe Moura Brasil

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Janones e Heleno apelam à perversidade

Colunista do UOL*

07/11/2022 21h07

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

*Por Redação UOL Notícias

Na Live UOL desta segunda-feira (7), o colunista do UOL Notícias Felipe Moura Brasil comentou as declarações do deputado federal André Janones (Avante-MG) e do ministro-chefe do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), general Augusto Heleno.

Na redes sociais, Janones classificou seus adversários como "raça maldita". Já Heleno disse que o presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), "infelizmente, não está doente".

"Eles geram retorno com o discurso populista de 'nós' contra 'eles' e acabam apelando com declarações perversas. Tornam-se mais queridos em suas tribos, ganham fãs e engajamento. E isso é tido como posição de gente corajosa, que 'fala mesmo, e daí?' É triste que o Brasil fique com esse tipo de postura de gente que parece não ter atingido a maioridade. Ou que atingiu e depois foi regredindo", analisou o colunista.

Felipe Moura Brasil destacou os danos ao país de frases como essas.

"Esse tipo de declaração infecta o ambiente cultural e político, de modo que ambos os lados ficam com pelo menos algum tipo de ânsia de eliminação do outro. É preciso abandonar esse desejo e começar a agir no terreno da civilidade para sanear o ambiente, em vez de ficar dividindo o país", comentou.

Na Live UOL, ele e a colunista do UOL Notícias Madeleine Lacsko falaram também sobre a equipe de transição do governo, que deve ser anunciada nesta terça (7), segundo o senador Humberto Costa (PT).

Felipe Moura Brasil e Madeleine Lacsko debatem os principais assuntos do país diariamente, das 17h às 18h, com transmissão ao vivo nos perfis do UOL no YouTube, no Facebook e no Twitter.