Topo

Fernanda Magnotta

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

O destino do conflito entre Rússia e Ucrânia depende da China

Os presidentes da China, Xi Jinping, e da Rússia, Vladimir Putin - REUTERS/Evgenia Novozhenina/Pool/File Photo
Os presidentes da China, Xi Jinping, e da Rússia, Vladimir Putin Imagem: REUTERS/Evgenia Novozhenina/Pool/File Photo

Colunista do UOL

25/02/2022 11h05Atualizada em 25/02/2022 13h15

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Se há um grande ponto de interrogação que pode determinar os caminhos da crise no leste europeu, não resta dúvida de que se trata da tomada de posição da China.

A China não é apenas uma das mais importantes potências econômicas do mundo, em geral, como também tem particular interesse nessa região do mundo, especificamente.

Embora a relação entre Rússia e China venha sendo desenvolvida ao longo de décadas, está claro que há uma aproximação mais intensa entre o governo de Vladimir Putin e do líder chinês Xi Jinping nos últimos tempos.

Do ponto de vista político, os dois países já articularam posições no Conselho de Segurança da ONU e em conflitos mundo afora, como foi o caso da Síria. As relações econômicas entre Rússia e China são consideradas estratégicas na Eurásia. A China é o maior parceiro comercial da Rússia. O comércio bilateral já passou, há anos, a marca de US$ 100 bilhões, incluindo uma parceria envolvendo o gás natural russo e projetos sobre usinas nucleares na China. Além disso, é bom lembrar, que boa parte das armas compradas por Pequim vêm da Rússia.

  • Veja as últimas informações sobre a guerra na Ucrânia e mais no UOL News com Fabíola Cidral:

A China nunca reconheceu oficialmente a anexação da Crimeia promovida em 2014 pelo governo Putin. Apesar disso, as investidas norte-americanas e a insistência de expansão da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) para o Oriente serviram de impulso para que a Rússia e a China reforçassem sua parceria econômica e diplomática.

Uma declaração conjunta de Putin e Xi, tornada pública recentemente, marcou um momento histórico em que ambos os países assumiram projetar uma liderança mundial alternativa àquela preconizada pelos Estados Unidos. Nesse sentido, Rússia e China sugeriram abertamente a vontade mútua de consolidar uma "defesa contra o Ocidente". Até então, principalmente a China, evitava se apresentar como uma potência revisionista.

A China não fechou posição sobre o conflito e tem adotado uma conduta dúbia, evitando se manifestar sobre o tema. Desde que foi deflagrada a operação militar no leste europeu, apesar de não apoiar diretamente as ações da Rússia, a China acusou os Estados Unidos de "jogarem lenha na fogueira" na crise da Ucrânia.

Ao mesmo tempo em que parece se preocupar, até por questões domésticas, com a preservação do princípio da soberania e a proteção da ideia de integridade territorial, também criticou as sanções impostas contra a Rússia, evitou falar em "invasão" e afirmou que as preocupações russas são legítimas. Há quem sugira, inclusive, que o timing para a realização da investida russa teria levado em consideração o período de encerramento das Olimpíadas de inverno na China.

Vamos manter os olhos atentos, pois todos os caminhos levam a Pequim.

Mapa Ucrania - Arte/ UOL - Arte/ UOL
Imagem: Arte/ UOL