Topo

Jamil Chade

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deputados entram com pedido de impeachment contra Ernesto Araújo

O ministro Ernesto Araújo (Relações Exteriores) - WALLACE MARTINS/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
O ministro Ernesto Araújo (Relações Exteriores) Imagem: WALLACE MARTINS/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

Colunista do UOL

27/03/2021 06h12

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A bancada do PSOL na Câmara dos Deputados pediu o impeachment e a responsabilização do chanceler Ernesto Araújo, "em razão de indícios consistentes de atos ilegais e inconstitucionais".

Em abril de 2020, a coluna revelou que o Brasil não participou da aliança global por vacinas, alegando que teria "outras alianças" sendo consideradas. Quando finalmente aderiu, optou por pedir o menor número de vacinas possíveis dentro do mecanismo, conhecido como Covax.

A denúncia ainda que Ernesto Araújo "conduz o país a um total isolamento, atacando esforços de cooperação internacional multilateral de enfrentamento à pandemia e prejudicando relações bilaterais fundamentais para a compra e produção de vacinas".

Além de minar a cooperação com a OMS, o chanceler também prejudicou as relações com parceiros como China e Índia.

"Na Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), a cruzada contra o multilateralismo de Araújo também se manifesta. Em abril de 2020, o Brasil esteve entre os poucos países que não participaram da adoção de uma resolução, apoiada por 179 países, demandando uma ação global para acelerar rapidamente o desenvolvimento, a produção e o acesso a remédios, vacinas e equipamentos médicos frente ao novo coronavírus", diz a denúncia.

Outra acusação se refere ao fato de o ministro ter "protagonizado a disseminação de mentiras sobre a pandemia no país".

"Em publicação em seu perfil no Twitter, o Ministro afirmou que uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) teria dado "toda a autoridade para estabelecer/controlar todas as medidas de distanciamento social" aos governadores, e divulgou valores nove vezes superiores ao descrever os auxílios financeiros a estados e municípios. A publicação provocou reação do Ministro Gilmar Mendes do STF".

"A orientação ideológica do ministro isolou o país em momento crucial da história não só do Brasil, mas mundial. Diversas vidas pereceram enquanto princípios constitucionais basilares supracitados são ignorados - bem como administrativos", acusam os deputados.

"Resta inequívoco, portanto, tendo em vista que a verdade, a ética e a moralidade devem caminhar juntas no modus operandi do agente administrativo, que o Ministro Ernesto Araújo, ao mentir sobre questões de saúde e ciência - apenas para adequar a realidade aos seus conceitos ideológicos - violou o princípio administrativo da moralidade", atacam.

Para a bancada do PSOL, "não há nenhuma condição para o Ministro Ernesto Araújo permanecer à frente das relações exteriores de nosso país. É urgente que, além de afastado, o Ministro seja responsabilizado por seus atos".

O documento ainda pede que o chanceler seja investigado pelo cometimento dos crimes de responsabilidade.