Topo

Jamil Chade

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Lula vence em Moscou, Genebra, Paris, Viena e Roma

Colunista do UOL

30/10/2022 14h17

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Concluída a votação em parte da Europa, o candidato Luiz Inácio Lula da Silva saiu vitorioso em diversas capitais e em praticamente todos os países do bloco.

Lula venceu na Áustria, Dinamarca, França, Holanda, Itália, Polônia, Suíça e Rússia, entre outros.

Em Paris, Lula ficou com 7885 votos, 82% do total. Bolsonaro somou apenas 1,6 mil, 17%. Segundo os boletins de urnas divulgados pelos consultados, em Roma o candidato do PT venceu com 1772, contra 1176 para o presidente.

Na Rússia, foram 46 votos para Lula, contra 23 para o presidente. Em Viena, Lula somou 961 votos, contra apenas 379 para Bolsonaro.

Já na Grécia, quem venceu foi Bolsonaro, com 242 votos, contra 193 para Lula.

No total, as urnas na Suíça deram uma vitória para Lula, com 5,5 mil votos. Bolsonaro somou 5038.

No caso específico de Genebra, o candidato do PT ficou com 2320. O presidente Jair Bolsonaro somou 2279 votos. A diferença foi de apenas 41 votos. No primeiro turno, Lula também tinha vencido, mas com 51 votos de diferença.

O resultado mostra uma inversão em comparação ao que ocorreu em 2018, quando Bolsonaro saiu com mais de 60% dos votos.

Marcado por uma tensão no primeiro turno, o processo eleitoral neste domingo exigiu da polícia suíça o deslocamento de uma dezena de forças de segurança. Em pelo menos duas ocasiões, os policiais pediram que os apoiadores de Bolsonaro fossem afastados. Em outro episódio, uma pessoa que ofendia os bolsonaristas sequer pode chegar perto do local de votação, sendo levado pelos policiais.

Ao tentar filmar a detenção do brasileiro, a reportagem do UOL teve seu celular confiscado pela polícia. O aparelho apenas foi devolvido depois de uma conversa do consulado brasileiro em Genebra com as autoridades suíças.

Errata: este conteúdo foi atualizado
Errata: em uma versão anterior, o texto dizia de forma incorreta que Lula tinha vencido na Grécia. O vencedor foi Bolsonaro e o erro já foi corrigido.