Milei e cúpula da extrema direita mundial devem ir à posse de Trump
A posse do presidente eleito Donald Trump, nos EUA, promete representar uma quebra do protocolo. Se tradicionalmente o evento não conta com líderes estrangeiros e países mandam apenas seus respectivos embaixadores, a posse em 20 de janeiro de 2025 deverá ser transformada em uma reunião da cúpula de movimentos de extrema direita de várias partes do mundo.
Um dos convidados é Javier Milei. Segundo o jornal La Nación, a ida do argentino está confirmada. Diplomatas estrangeiros em Washington DC também confirmaram ao UOL que a viagem deve ocorrer.
Milei já esteve com Trump depois da eleição e insiste que quer trabalhar por um acordo de livre comércio entre os EUA e a Argentina. Para isso, porém, terá de modificar as regras do Mercosul, que exige que o bloco sempre negocie de forma conjunta com terceiros países.
Em sua coletiva de imprensa, nesta semana, Trump afirmou que líderes estrangeiros telefonaram e indicaram que gostariam de se encontrar. "Acho que seria rude de minha parte dizer que não vou vê-los", afirmou o presidente eleito.
Além de Milei, nomes como a da primeira-ministra italiana Georgia Meloni e o presidente de El Salvador estariam entre os convidados. O presidente eleito ainda indicou que gostaria de contar com a presença do ucraniano Volodymyr Zelensky e com o primeiro-ministro da Hungria, Viktor Orbán,
Trump insiste que, desde sua vitória, já conversou pelo telefone com mais de cem líderes pelo mundo. "Estou tentando retornar a todos os que me ligaram", justificou. "Já convidei muita gente", confirmou.
No Brasil, o governo não espera por um convite de Trump para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O país deve ser representado pela embaixadora brasileira em Washington.
Outros países do Brics tampouco irão enviar seus presidentes. Xi Jinping, presidente da China, teria ainda esnobado uma tentativa de Trump de convidá-lo para a posse.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.