Campeões de patinação e equipe russa estavam em voo que colidiu nos EUA
O governo da Rússia informou que o avião da American Airlines que sofreu um acidente na noite desta quarta-feira transportava vários patinadores de Wichita, Kansas, para a capital americana, inclusive campeões mundiais.
Entre os passageiros estavam os treinadores de patinação no gelo e ex-campeões mundiais Yevgenia Shishkova e Vadim Naumov. Eles eram casados e venceram o campeonato mundial de patinação artística em duplas em 1994, mas passaram a morar nos Estados Unidos. O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, afirmou: "Havia outros concidadãos nossos lá também. Más notícias de Washington hoje".
O órgão regulador da patinação artística nos Estados Unidos confirmou que atletas, técnicos e familiares estavam retornando do acampamento nacional de desenvolvimento realizado em conjunto com os campeonatos dos EUA no Kansas. No total, cerca de 15 pessoas ligadas à modalidade estavam no voo.
Já o Kremlin lamentou o acidente.
O casal campeão mundial acompanhava seu filho, Maxim, também patinador, no evento nos EUA. Inna Volyanskaya, uma ex-patinadora que competiu pela União Soviética, também estava a bordo.
"Estamos devastados por essa tragédia indescritível e guardamos as famílias das vítimas em nossos corações", disse a entidade de patinação dos EUA, em um comunicado. "Continuaremos a monitorar a situação e divulgaremos mais informações assim que estiverem disponíveis."

33 comentários
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.
Renato Luiz Rodrigues Novaes
Acidentes aéreos, em sua maioria, decorrem de impericia humana. O mais provável é que o helicóptero avançou na rota destinada aos aviões.
Juan Carabetta
E ainda por cima bem próximo da torre, inadmissível, no mínimo suspeito.
Danilo Barros Meira
Pode parecer loucura, mas e se não foi acidente? Um Helicóptero do *exército americano* bate de forma esquisita em um avião com atletas russos. Lembrando que, historicamente, equipes russas são formadas por militares e agentes (e ex-agentes) do Serviço Secreto.