Conteúdo publicado há 17 dias
Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Opinião

Mesmo com contas suspensas, Pablo Marçal mantém hegemonia nas redes

O candidato à Prefeitura de São Paulo Pablo Marçal (PRTB) manteve a hegemonia nas redes sociais mesmo após ter as contas suspensas pela Justiça Eleitoral, afirmou o colunista José Roberto de Toledo no Análise da Notícia desta terça-feira (27).

Qual é a grande tática do Pablo Marçal? Ele remunera pessoas que conseguem provocar mais engajamentos em vídeos sobre ele - nas redes - ele dá dinheiro. E, para isso, não precisa necessariamente usar as contas dele. Ele usa as contas das outras pessoas. Ele manipula o algoritmo das redes sociais para que esse efeito multiplicador - pago - ganhe uma dimensão gigantesca.

E ele usou a suspensão das contas dele como matéria-prima para botar fogo nas redes. Foi um incendiário das redes, entendeu? E ele conseguiu com isso um grau de exposição, gerar curiosidade no YouTube, na web, nos canais de notícias, maior até do que nos últimos dois debates.

José Roberto de Toledo, colunista do UOL.

Toledo destaca que a estratégia de tirar Pablo Marçal do foco não deu certo, a curiosidade e o engajamento pelo candidato do PRTB aumentaram ainda mais.

Então, sob esse ponto de vista, de tirá-lo do foco, não deu certo. E mais do que isso, se a gente vai no TikTok e vai no YouTube, o Pablo Marçal continua ali disputando a cabeça a cabeça, não com a Tabata Amaral, com o Guilherme Boulos, com o Ricardo Nunes ou com o Datena. Ele está disputando cabeça a cabeça com o Lula e com o Bolsonaro, que são os dois políticos que mais provocam curiosidade e engajamento nas redes no Brasil disparado.

[Marçal] Ele se equiparou aos dois líderes nacionais em termos de exposição e mídia e, a suspensão das contas deles dele nas redes sociais não só não adiantou em nada para diminuir essa exposição como ainda serviu de material combustível para queimar nas redes usando esses subterfúgios que eu expliquei e daí isso vai gerando uma curiosidade, é que nem vento na queimada. Uma coisa vai movimentando a outra.

José Roberto de Toledo, colunista do UOL

O Análise da Notícia vai ao ar às terças e quartas, às 13h e às 14h30.

Continua após a publicidade

Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL.

Veja abaixo o programa na íntegra:

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.

Deixe seu comentário

Só para assinantes