Conteúdo publicado há 26 dias

Toledo: Nunes leva vantagem sobre Boulos; diferença está na rejeição

A pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta mostra que o prefeito Ricardo Nunes (MDB) leva vantagem sobre Guilherme Boulos (PSOL) na disputa pela Prefeitura de São Paulo com uma diferença importante entre os dois: a rejeição, afirmou o colunista do UOL José Roberto de Toledo durante participação no UOL News.

Na minha opinião, o Ricardo Nunes leva vantagem por dois motivos. Ele está claramente acelerando. Se a gente pegar a intenção de voto estimulada no Datafolha é 19%, 22% e 27%. Na espontânea, ele foi de 7%, 10% e 14%. A do Boulos é mais consolidada. Ele tem 20% na espontânea. Mas, quando confrontado com a cartela de quais são os candidatos, mais gente se toca que Nunes é o prefeito e declara voto nele.

Mas a grande diferença entre os dois, Boulos e Ricardo Nunes, está na rejeição. Nunes está com rejeição cadente. Segundo o Datafolha, tem 19% e o Boulos está com a rejeição estável em 37%. No segundo turno, isso torna muito difícil a eleição para o Guilherme Boulos.

José Roberto de Toledo, colunista do UOL

Na pesquisa de hoje, Nunes e Boulos se isolam na frente com, respectivamente, 27% e 25%, com recuo de Marçal com 19%. Para Toledo, isso demonstra que o eleitor está rejeitando Marçal.

Marçal era uma novidade, as pessoas não sabiam direito, começaram a se informar e, na hora que viram, não gostaram. Tem uma coisa interessante: quem viu primeiro quem era o Pablo Marçal e não gostou foram as mulheres, a rejeição dele entre as mulheres era muito maior do que entre os homens. Agora, está empatado, 45% de rejeição entre as mulheres e 42% entre os homens. Isso só mostra que os homens são mais lentos do que as mulheres para enxergar a realidade.

Toledo destaca que o cenário atual voltou a ser o mesmo do início da campanha eleitoral em São Paulo, com Nunes e Boulos na liderança.

A eleição começou com uma polarização de Boulos e Nunes. Teve uma confusão no meio com a entrada do Datena, candidato tobogã que começa no alto e termina lá embaixo. Com o Marçal, que era essa novidade e fez essa estripulia toda. Mas, no fim, vai voltar ao cenário de antes da campanha começar, pré-primeiro debate que aconteceu no dia 8 de agosto, que é essa disputa entre Boulos e Nunes.

José Roberto de Toledo, colunista do UOL

Continua após a publicidade

O UOL News vai ao ar de segunda a sexta-feira em duas edições: às 10h com apresentação de Fabíola Cidral e às 17h com Diego Sarza. O programa é sempre ao vivo.

Quando: De segunda a sexta, às 10h e 17h.

Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL.

Veja a íntegra do programa:

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Deixe seu comentário

Só para assinantes