Topo

Josias de Souza

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Principal problema não é a autonomia, mas a subserviência dos médicos

Colunista do UOL

07/10/2021 20h06

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Mestre na arte de transformar dramas humanos em piadas, Grouxo Marx disse que uma cama de hospital é um táxi estacionado com o taxímetro rodando. Nos hospitais da Private Senior, a anedota evoluiu para a tragédia. Quando a Covid tornava o tratamento mais custoso do que a tarifa do plano de saúde, o paciente era acomodado no trem fantasma dos cuidados paliativos, para ter onde cair morto.

Em depoimento à CPI da Covid, o médico Walter Correa de Souza Neto confirmou que, a pretexto de atenuar o sofrimento, doentes tratáveis foram enviados para a ala dos desenganados como parte de uma política de contenção do custo empresarial. Outro depoente, o advogado Tadeu Frederico Andrade, sobreviveu à Covid e à cloroquina. Livrou-se do trem fantasma porque sua família peitou a Prevent Senior.

O relato do médico Walter Souza provocou um frio na espinha que dá nas pessoas quando imaginam os efeitos da crueldade. As palavras de Tadeu Andrade, o paciente jurado de morte que foi à CPI cheio de vida, deram concretude à imaginação.

Voz embargada, ele disse: "Eu teria meus equipamentos desligados, aplicariam uma bomba de morfina e eu viria a óbito. Minha família se insurgiu, ameaçou buscar uma liminar na Justiça, ameaçou chamar a mídia. E hoje estou vivo. Sou testemunha viva da política criminosa dessa corporação."

O doutor Walter admitiu que médicos da Prevent Senior foram compelidos a receitar o Kit Covid. "Você se voltar contra qualquer orientação do seu superior significaria represálias importantes, talvez perder o seu trabalho. A gente vivia num ambiente assim em que todas as pessoas ficavam muito receosas de contrariar qualquer orientação."

Garoto-propaganda do tratamento cloroquínico, Bolsonaro trombeteou até na ONU a autonomia dos médicos para prescrever um inútil tratamento precoce contra a Covid. Os médicos sublevados da Prevent Senior revelam que o verdadeiro problema não é a autonomia, mas a subserviência médica.