Topo

Josias de Souza

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Bolsonarismo mastiga a si mesmo num ritual macabro de canibalismo

Colunista do UOL

21/01/2022 10h03

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Imaginava-se que a autofagia fosse uma doença da esquerda. Mas a fome com que Eduardo Bolsonaro avançou sobre o ex-ministro Abraham Weintraub, agora um crítico da rendição do ex-chefe aos caciques do centrão, revela que o bolsonarismo herdou a fúria canibal dos índios caetés, que comeram o bispo Pero Fernandes Sardinha no ano de 1556, no litoral de Alagoas.

Abraham Weintraub e seu irmão Arthur irritaram-se porque o secretário de Cultura Mário Frias curtiu um tuíte que insinuava que o ex-ministro da Educação poderia ser preso. Em reação, Eduardo Bolsonaro mastigou os irmãos Weintraub: "Todo este tempo que nós engolíamos sapos na verdade era a chance para eles se corrigirem, mas nada foi feito. Então agora está aí tudo às claras."

Em movimento simultâneo, o ministro das Comunicações Fábio Faria, da tribo do centrão, abriu processo judicial contra o ex-chanceler Ernesto Araújo, outro ex-aliado que virou crítico da hegemonia do centrão no governo. Faria considerou caluniosa a insinuação de Araújo de que ele teria favorecido a China nos negócios da tecnologia 5G.

Até ontem, Weintraub e Araújo compunham a matilha de pitbulls adestrados para morder os adversários de Bolsonaro. Agora, são traçados pelo bolsonarismo e pelo centrão.

O rito antropofágico é bom porque expõe às claras, num ano eleitoral, as entranhas do bolsonarismo. O ruim é que o ritual macabro de canibalismo tenha começado apenas depois que Weintraub e Araújo já desossaram a Educação e a política externa do Brasil.