Topo

Josias de Souza

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Lula quer voltar ao Planalto sem levantar o tapete

Colunista do UOL

26/01/2022 19h05

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Lula deu entrevista à CBN Vale do Paraíba. A certa altura, declarou que deseja fazer campanha debatendo ideias. "Não vou jogar o jogo rasteiro de alguns adversários, não vou entrar no lamaçal que eles estão entrando na perspectiva de me atacar", disse ele. "Quero saber quem vai resolver o problema do emprego, o problema da economia, quem é que vai reconquistar a credibilidade do país."

Noutro ponto da conversa, Lula afirmou que "o Brasil é um país grande, tem tudo." Resumiu assim os seus objetivos: "O que precisa é a gente ter vergonha na cara e saber governar."

Sobre o relacionamento com o Congresso, Lula repetiu uma obviedade: "Você negocia com quem está eleito." Tratou antigos aliados como futuros parceiros: "Eu não vejo problema em conversar com o Centrão. [...] Você negocia com quem tem mandato para poder aprovar as coisas que precisam ser aprovadas."

O PT passou quase 14 anos no Poder federal, oito dos quais sob a presidência de Lula. A exemplo do que fizeram antecessores, Lula optou por sustentar seus governos sobre um paradoxo: diante dos refletores, dizia transformar o Brasil. No escurinho, avalizava acertos que transfiguraram o vocábulo governabilidade. O fisiologismo virou uma espécie de abracadabra para a caverna de Ali-Babá. O Brasil evoluiu da condição de escândalo para a de escárnio.

Todo brasileiro de bem deseja saber dos presidenciáveis o que farão para promover o crescimento econômico, criar empregos e restaurar a credibilidade do país. Mas a pretensão de Lula de percorrer a conjuntura eleitoral como se nada tivesse sido descoberto sobre o lamaçal que escorreu nos subterrâneos do seu governo é um acinte.

No Brasil, a perversão ora se esconde atrás de palavras terminadas com a desinência 'ão' —mensalão e petrolão—, ora se apresenta na forma de um palavrão arrematado com um sufixo diminutivo —rachadinha. Hoje, todos os gastos são pardos no pedaço do Orçamento executado secretamente pelo centrão. Num país assim, a lama é parte do problema.

Ainda não se sabe quem será o próximo presidente. Mas há na praça uma sólida certeza: seja quem for o ocupante do trono, terá de se acertar com o centrão. Convém esclarecer como fará para evitar a reiteração dos escândalos.

A campanha presidencial de 2022 não será completa sem que o grande tapete nacional seja levantado. O chorume escorre pelas bordas. Quem tem vergonha na cara não consegue ignorar.