Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.
Medo do comunismo demonstra que Bolsonaro passou a ser assombração menor
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
Convertido em cachorro morto há mais de três décadas, o comunismo ainda é visto como leão feroz por quase metade dos brasileiros. Pesquisa Ipec revela que 44% dos patrícios convivem com o receio da implantação de um regime comunista no Brasil. Se essa informação serve para alguma coisa é para demonstrar que todos os que se preocupam com o futuro político de Bolsonaro estão assombrados com o fantasma errado. O problema já não é Bolsonaro, mas a infecção ideológica que o bolsonarismo importou para o Brasil.
A mesma pesquisa informa que 41% aprovam o início do terceiro mandato de Lula. É menos do que ele obteve na largada dos seus dois mandatos anteriores. Mas supera os 34% que Bolsonaro obteve em março de 2019. A boa avaliação atribuída a Lula não impede que a maioria (57%) manifeste o desejo de dispor de uma nova liderança política, alguém capaz de livrar o país da polarização que marcou 2022. É como se a maioria enxergasse a conjuntura política como um latifúndio improdutivo que o centro democrático não consegue ocupar.
Na eleição presidencial do ano passado, os candidatos da chamada terceira via não somaram nem 10% dos votos válidos. No segundo turno, aderiram a Lula para evitar o desastre de uma reeleição de Bolsonaro. A carta de Bolsonaro deve ser retirada de 2026 pelo TSE. Mas ainda que o personagem fique inelegível, os valores que ele empinou continuarão infectando a conjuntura.
O eventual êxito da gestão Lula pode atenuar a infecção. Mas a endemia ideológica só será combatida adequadamente se a direita democrática conseguir construir uma liderança alternativa.
Num país em que quase metade da sociedade ainda não se convenceu da queda do Muro de Berlim, a verdadeira assombração é a cortina de ferro que se construiu nas redes sociais para aprisionar parte da consciência coletiva na década de 80.
A consciência é como apendicite. Só chama a atenção quando dói.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.