Josias de Souza

Josias de Souza

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Opinião

Com atos esvaziados, esquerda favorece estratégia de Bolsonaro

Partidos, sindicatos e movimentos sociais identificados com o governo Lula realizaram neste sábado manifestações dispersas e pulverizadas em duas dezenas de cidades. O contraponto com o bem-sucedido ato em que Bolsonaro encheu sete quadras da Avenida Paulista há um mês foi instantâneo.

Os organizadores esperavam que Lula participasse do ato de Salvador. Farejando o cheiro de queimado, Lula refugou o convite para ornamentar o fiasco com sua presença. Fugiu da foto. Mas não se livrou do contraponto político. No plebiscito do asfalto, a esquerda lulista levou água para o monjolo da estratégia bolsonarista.

Atormentado com o cerco criminal das investigações sobre o golpe, as joias e os cartões falsos de vacina, Bolsonaro oscila entre dois papéis. Nos inquéritos da Polícia Federal, faz a pose do fraquinho perseguido. No seu rolê pelo país, exibe o figurino do cabo eleitoral fortão, com musculatura para mobilizar a rua contra sua prisão.

O fator "Bolsonaro preso" é uma questão de tempo. Quando a sentença chegar, provavelmente em 2025, será cumprida. A hipótese de convulsão social é uma quimera do capitão. Mas está entendido que o bolsonarismo não irá para a cadeia com Bolsonaro. A oposição extraparlamentar continuará em cima dos cascos.

Ao atiçar a polarização —"É bom para o país"—, Lula distancia-se do arco democrático que lhe permitiu subir a rampa pela terceira vez. Aguça o desânimo do eleitor que votou nele em 2022 para proteger o regime democrático. Com suas manifestações chochas, a esquerda fornece doses extras da seiva vital que mantém vivo o bolsonarismo: o antipetismo.

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.

Deixe seu comentário

Só para assinantes