Josias de Souza

Josias de Souza

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Opinião

Se Alexandre voltasse a ser Moraes, Musk não teria Xandão para chutar

Elon Musk estaria pregando num saara virtual se, a essa altura, já estivesse exposta à luz do sol a relação de todos os perfis que Alexandre de Moraes mandou desligar da tomada. O bilionário do X ficaria sem assunto se, junto com os nomes, fosse à vitrine a fundamentação de cada exclusão e um lote de boas justificativas para manter os perfis fora do alcance dos donos indefinidamente.

Cavalgando a opacidade, Musk fez da cruzada de Moraes em defesa do Estado Democrático de Direito algo muito parecido com uma briga de bar. Nesta sexta-feira, em meio a memes e garrafadas virtuais, Moraes rejeitou recurso da rede X contra o bloqueio de 34 perfis. Não analisou o mérito. Alegou que cabe ao conglomerado cumprir as ordens judiciais, não recorrer em nome dos bloqueados.

O voto de Moraes foi levado o plenário virtual da Primeira Turma do Supremo, integrada por mais quatro ministros. Eles têm uma semana para avalizar ou rever a decisão. Na véspera, Musk deu de ombros para a ordem de Moraes de indicar um representante legal de sua rede no Brasil. Foi como se convertesse a ordem recebida numa intimação para Moraes retirar a rede X do ar, o que foi feito.

Há quatro meses, quando Musk, enrolado na bandeira da hipocrisia, começou a chamar Moraes de "ditador", o presidente do Supremo, Luís Roberto Barroso, disse o seguinte: "Precisamos voltar a um STF que seja menos proeminente o mais rápido possível". Sem citar Musk, lamentou que alguns processos teriam que perdurar "por um pouco mais de tempo".

Tão importante quanto a continuidade é a conclusão dos processos. A sensação de invulnerabilidade de Bolsonaro e do alto comando do golpe vai se tornando um novo atentado à democracia.

De resto, a atmosfera de emergência institucional perdeu o prazo de validade. Augusto Aras foi para casa, os réus do 8 de janeiro colecionam sentenças, a PF faz o seu trabalho... Convém ao Supremo sair de dentro do baú de sigilos do relator-geral para retornar ao seu quadrado. Se Moraes voltasse a ser apenas Alexandre, não haveria um Xandão para Musk chutar.

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.

Deixe seu comentário

Só para assinantes