Paulada tripla em Bolsonaro é prenúncio do que está por vir
Em decisões unânimes, a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal desferiu três pauladas em Bolsonaro numa única sessão. Na primeira, negou pedido do capitão para se comunicar com outros investigados no inquérito sobre o golpe. Na segunda, indeferiu solicitação para reaver o passaporte apreendido. Na terceira, negou acesso ao conteúdo da delação do ex-faz tudo Mauro Cid.
Relator das petições, Alexandre de Moraes foi seguido pelos ministros Flávio Dino, Luiz Fux, Cristiano Zanin e Cármen Lúcia. No voto em que negou a requisição de Bolsonaro para retomar os contatos com personagens como dono do PL, Valdemar Costa Neto, Xandão foi categórico. Anotou que são "robustas" as provas de que "os investigados concorreram para o processo de planejamento e execução de um golpe de Estado, que não se consumou por circunstâncias alheias às suas vontades".
No voto sobre o pedido de devolução do passaporte, Xandão escreveu que a PF "já demonstrou" que é real a possibilidade de fuga dos investigados. Um risco que "pode ser reforçado a partir da ciência do aprofundamento das investigações que vêm sendo realizadas". Sobre o desejo de Bolsonaro de apalpar a delação do ex-ajudante de ordens, argumentou que o sigilo é "necessário" para assegurar a eficácia das "investigações em andamento."
Juntas, as decisões constituem um prenúncio do que está por vir. Potencializou-se a sensação de que, no caso da tentativa de golpe, Bolsonaro tem encontro marcado com uma sentença criminal. Prevalecendo a lógica, o capitão logo será transferido dos palanques municipais para o banco dos réus.
30 comentários
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.
Francisco Arnaldo Ribeiro
Tá demorando, mas parece que está sendo muito bem feito todo o processo, a verdade o condenará, caro covarde INELEGÍVEL
Antonio Paulo Hawk
Muitos Bolsonaristas falam aqui que o Bolsonaro vai ser solto antes de cumprir toda a condenação. Esquecem que nåo tem semelhança nenhuma com o julgamento do Lula feito pelo Sérgio Moro e seus familiares no TRF4, cujo conluio entre Acusação e Julgador foi amplamente divulgado pela Vaza-Jato. Foi esse conluio que permitiu a anulação do processo e que resultou na soltura do Lula. Não pensem que o STF vai cair nesse mesmo erro do Moro. Bolsonaro vai ficar preso por um bom tempo, e pelo seu comportamento nunca vai ter progressåo de pena.
Harry Brandes Neto
Acho que o centrão já viu que Bolsonaro não serve mais pra muita coisa. Nunca foi um agregador, muito pelo contrário, seu objetivo é destruir, portanto logo será mandado às favas pelos políticos tradicionais e sofrerá sozinho as penas por seus atos criminosos