Josias de Souza

Josias de Souza

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Opinião

De carona, Planalto tenta pegar nas redes sociais onda do 6 X 1

De carona com Erika Hilton, deputada do aliado PSOL, o Planalto tenta chegar às redes sociais, um ambiente que não aprendeu a frequentar. O governo se esforça para virar coadjuvante de uma onda na qual Lula e o PT já foram surfistas profissionais: a redução da jornada de trabalho.

Nesta quarta-feira, o ministro Alexandre Padilha, coordenador político do Planalto, ser reúne com a autora da PEC que propõe a substituição da jornada de seis dias, com o domingo de folga, pelo modelo 4 X 3: quatro dias de labuta e três de lazer, com carga semanal máxima de 36 horas.

Além de Erika Hilton, Padilha receberá também o deputado petista Reginaldo Lopes. Ele já havia apresentado em 2019 uma PEC semelhante. Propôs a mesma jornada de 36 horas, a ser adotada em dez anos. Faltou um GPS capaz de guiar o petismo até as redes.

Líder de Lula na Câmara, o deputado José Guimarães defende que a proposta do PSOL seja anexada à do PT, mais antiga. Numa evidência do alheamento do poder brasiliense, coube a um tiktoker carioca, Rick Azevedo, conectar a política de Brasília à vida real.

Ex-balconista Rick foi eleito vereador no Rio, pelo PSOL, enrolado na bandeira de um movimento que batizou de VAT, Vida Além do Trabalho. O debate bombou nas redes. E desaguou no Congresso.

É constrangedor que o governo Lula precise recorrer a uma carona para embarcar numa pauta trabalhista, velha conhecida do inquilino do Planalto desde a década de 70 do século passado. Uma época em que o sindicalismo pulsava e rede era uma epenas uma peça de pano usada para dormir.

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.

Deixe seu comentário

Só para assinantes