Xi insinua que Trump vai tornar os EUA supérfluos para a China
Ler resumo da notícia
Na sua primeira manifestação desde que Trump deu o primeiro tiro, Xi Jinping oscilou entre a mesa de negociação e a trincheira. Fez um aceno ao entendimento ao reconhecer que "uma guerra comercial não tem vencedores". Engatilhou a retórica ao declarar que, "por mais de 70 anos, o desenvolvimento da China se baseou em autossuficiência e trabalho árduo."
O que o presidente chinês disse, com outras palavras, foi mais ou menos o seguinte: "A China se basta". Ou: "Com o maior parque industrial da Terra, abundância de mão de obra e um mercado interno de 1,4 bilhão de consumidores, a China não precisa de ninguém." Ou ainda: "Trump vai acabar tornando os Estados Unidos supérfluos para a China."
A certa altura, Xi Jinping exagerou no triunfalismo. Disse que, "independentemente de como o ambiente externo mude, a China permanecerá confiante, focada e se concentrará em administrar bem seus próprios assuntos." Soou como se considerasse desnecessária a existência de qualquer outro país, de tanto que a China é autossuficiente.
Ao elevar suas contratarifas de 84% para 125%, a China praticamente fechou suas fronteiras para produtos americanos. Pequim anunciou que pretende ignorar novas elevações tarifárias da Casa Branca. O Ministério das Finanças chamou de "piada" a política de Trump. O resto do mundo sabe que, mantida a insanidade, a economia global será sorvida por um sumidouro recessivo do qual nem os gigantes estarão a salvo.
Enquanto Trump e Xi Jinping jogam xadrez em cima de um mundo dividido entre pessimistas e desesperados, os outros líderes do planeta, cada vez mais impotentes, se perguntam: onde termina o pântano e começa o caos? Nunca foi tão atual a célebre metáfora de Hegel sobre a "Coruja de Minerva que só voa quando o crepúsculo chega". O mundo só vai entender o tempo inaugurado por Trump quando ele já tiver se esgotado. A compreensão talvez só venha quando for tarde demais.
83 comentários
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.
Antonio Jose do Amaral Moreira
O.mundo precisa isolar os estados unidos
Silvio Martins Ferreira
Nero fez o mesmo que Trump, em Roma.
Dalton Jose Meucci
EUA só ladeira abaixo