Topo

Kennedy Alencar

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Sem Leite no PSD, Lula voltará a insistir em aliança com partido de Kassab

Colunista do UOL

29/03/2022 14h30

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A desistência do governador Eduardo Leite (RS) de se filiar ao PSD voltou a colocar o partido de Gilberto Kassab no radar de Lula para eventual coligação formal. Mesmo ciente das dificuldades para fechar uma aliança formal, o ex-presidente pretende insistir no tema.

Lula quer demonstrar que tem interesse real em construir pontes com um partido conservador para governar o Brasil. No mínimo, a insistência numa aliança alimentará os setores do PSD que desejam marchar com Lula nos Estados.

Um senador do PSD diz que, se houvesse uma disputa na convenção para definir o rumo do partido, cerca de 70% a 80% teriam interesse em apoiar o ex-presidente. No entanto, o PSD é uma legenda formada por moderados que buscam evitar rachas. Ali só tem briga nos bastidores.

E agora, José?

Visto como um grande articulador, Kassab foi surpreendido pela desistência de Leite, que cedeu aos apelos para continuar no PSDB. Como dizem em Minas Gerais, quando a esperteza é muita ela engole o dono. Kassab chegou a dizer publicamente que Leite seria candidato ao Palácio do Planalto pelo PSD. Se não fechar com Lula, Kassab precisará tirar do bolso do colete um novo rumo para seu partido em 2022.

Pensando longe

A censura aos artistas do Lollapalooza foi um tiro do bolsonarismo que saiu pela culatra. O ministro do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) Raúl Araújo, que tentou barrar as manifestações dos artistas a favor de Lula, ficou mal na foto com os pares, mas se credenciou para tentar integrar o Supremo Tribunal Federal caso Bolsonaro se reeleja. No próximo mandato presidencial, Ricardo Lewandowski e Rosa Weber vão se aposentar.

Virou pessoal

O governador João Doria já rejeitou com maior ênfase a possibilidade de ser candidato a vice-presidente numa composição com outros partidos. Mas ele continue firme na ideia de não ceder a cabeça de chapa a Eduardo Leite. Esses assuntos foram temas do podcast "O Radar das Eleições" desta semana.