Leonardo Sakamoto

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Morre Major Olimpio, 3º senador por covid. E Senado ignora CPI da Pandemia

Colunista do UOL

18/03/2021 16h57Atualizada em 19/03/2021 11h27

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O senador Major Olímpio (PSL-SP) morreu, nesta quinta (18), em São Paulo, de complicações da covid-19. Ele é o terceiro do Senado Federal a falecer devido ao coronavírus. Cerca de duas semanas antes de ser internado, no início de março, Olímpio havia se aglomerado em um ato contra o fechamento do comércio por conta da pandemia em Bauru (SP).

Em 8 de fevereiro, havia sido a vez de José Maranhão (MDB-PB), que também foi governador de seu estado, após mais de dois meses internado na capital paulista. E, no dia 21 de outubro do ano passado, Arolde de Oliveira (PSD-RJ) morreu depois de 16 dias hospitalizado no Rio de Janeiro.

Pode-se dizer que o Senado Federal é casa de políticos mais velhos e, portanto, com mais integrantes na faixa de risco aumentado de desenvolver formas mais severas de covid-19. Mas, ao mesmo tempo, são pessoas com acesso aos melhores médicos e tratamentos, ao contrário da esmagadora maioria dos brasileiros. E, mesmo assim, temos 3,7% dos senadores morreram por covid - taxa mais de 28 vezes maior que a do restante da sociedade.

Mesmo assim, o presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), tem resistido à pressão de seus pares e da sociedade para a instalação da CPI da Pandemia a fim de investigar as ações do governo federal no combate ao coronavírus. Protege, dessa forma, a imagem de Jair Bolsonaro (sem partido) - que apoiou sua eleição.

Da falta de oxigênio em Manaus (AM), passando pelo represamento de recursos federais para a criação de leitos extras de UTI pelos estados e o vencimento de kits para teste em um galpão até o atraso na compra de vacinas, tivemos mortes desnecessárias como consequência da política adotada pelo governo. Isso precisa passar por escrutínio público.

Em reunião de líderes, nesta quinta, Pacheco disse que iria propor ao presidente da República, Congresso Nacional, Justiça, governadores e prefeitos uma grande "concertação nacional" contra a covid-19.

Isso, contudo, já foi buscado. E solicitado, mais de uma vez, que o presidente liderasse uma articulação nacional de combate ao vírus. Contudo, como é contra a política de adoção de quarentenas e lockdowns, ele se omitiu do processo. Desde então, prefere culpar governadores e prefeitos pelo impacto econômico da pandemia.

Em evento dos jornais O Globo e Valor Econômico, nesta segunda (15), o presidente do Senado disse acreditar que lockdown é uma medida extrema e pregou o pensamento positivo. "Nesse momento o que nós do Congresso Nacional, e tenho absoluta convicção de que é o pensamento do presidente Arthur Lira, o que estamos buscando promover é um ambiente de positivismo, de positividade, para que nós possamos valorizar aquilo de bom que nós temos no Brasil", afirmou Pacheco, citando a renovacão do auxílio emergencial.

Quantos senadores, ou melhor, quantos brasileiros mais terão que morrer de covid para que o Senado e seu presidente entendam a gravidade da situação em que o governo Bolsonaro nos meteu e façam algo?

Quando vão perceber que, ao final de tudo isso, essa proteção dada por eles ao governo em troca de cargos, emendas e caraminguás será vista como cumplicidade na maior tragédia da história do país? Pois não há pensamento positivo que mude os registros da História.