Topo

Leonardo Sakamoto

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

'Foi a época em que mais peguei gente', diz filho de Bolsonaro sobre covid

Colunista do UOL

03/07/2023 10h49Atualizada em 03/07/2023 19h15

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Um vídeo em que Jair Renan Bolsonaro aparece celebrando a pandemia de covid-19 como momento de "pegação" viralizou nas redes, neste domingo (2), junto com comentários de pessoas indignadas com o que consideram um deboche do filho 04 com os mais de 700 mil mortos pela doença.

Isso vai ao encontro do comportamento de seu pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro, um dos principais críticos às medidas de distanciamento social tomadas por estados e municípios para reduzir a velocidade do contágio do coronavírus. O relatório final da CPI da Covid o aponta como responsável pela gravidade que a pandemia atingiu no país.

A entrevista foi dada ao Pro Cast, em junho do ano passado, e chegou a ganhar as redes, mas agora emergiu com força após uma postagem do pesquisador Vinicios Betiol, mestre em geopolítica pela UERJ, que estuda as redes da extrema direita.

No vídeo "Renan conta sua época de Tinder na pandemia - Transei muito e não peguei covid", por exemplo, ele conversa com três entrevistadores que comemoram a pandemia como momento de sair com mulheres e ir a festas. Um deles disse que "para mim, na pandemia, foi top, foi a época que eu mais curti, eu tava cagando para pandemia".

Jair Renan concorda com ele e diz: "Foi a época em que mais peguei gente, foi a época em que mais peguei gente". Daí, completa: "Por mais que eu ficasse dentro de casa, porra, fiquei três semanas sem pegar ninguém, estava de saco cheio de bater punheta. Preciso dar um jeito, daí lembrei, 'tem Tinder, né', baixei o Tinder. Meu irmão, foi maravilhoso".

O podcast pertence ao Social Pro, uma espécie de coach que promete ensinar a jovens inseguros como "conquistar qualquer mulher, ser mais respeitado e dominar a arte da persuasão e finalmente ter a vida dos seus sonhos" por 12 vezes de R$ 12,70 - ou R$ 127 à vista.

Seja andando de jet ski, organizando motociatas, fazendo churrascos e promovendo aglomerações nas ruas, Jair Bolsonaro contribuiu para que uma parcela da população não respeitasse as medidas sanitárias, o que estendeu a duração dos ciclos da pandemia e aumentou sua letalidade. No ápice, em abril de 2021, o país chegou a registrar mais de 4 mil óbitos por dia.

Mesmo assim, em outro trecho da entrevista, Jair Renan disse que até o presidente, conhecido por seu comportamento negacionista, criticou declarações que ele havia dado.

"Eu falei que Covid é uma gripe e eu prefiro morrer transando do que tossindo [risos]. Aí ele [Jair Bolsonaro] falou assim: 'não tem problema você falar de qualquer coisa, só não fala de Covid, filho".

Essa não é a primeira vez que a vida íntima de Jair Renan ganha destaque no debate público.

No dia 12 de março de 2019, o delegado Giniton Lages, titular da Delegacia de Homicídios do Rio de Janeiro e um dos responsáveis pelas investigações da execução da vereadora Marielle Franco, afirmou que a filha do policial militar reformado Ronnie Lessa, preso sob acusação de ser um dos autores do crime, namorou Jair Renan.

Bolsonaro e Lessa são vizinhos no condomínio Vivendas da Barra, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro

Segundo Bolsonaro, após questionar a relação do filho com a filha de Lessa, Jair Renan respondeu que não se lembrava porque havia namorado "metade do condomínio".

O delegado ressaltou, na época, que isso não ligava a família ao crime - pelo qual Bolsonaro não é e nunca foi investigado. Até hoje, o Estado brasileiro segue sem dar uma respostas sobre os mandantes da execução e a sua verdadeira razão.