Leonardo Sakamoto

Leonardo Sakamoto

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Opinião

Churrasco sob Lula: Preço da picanha cai 13% e o da cerveja sobe 5% no ano

Após 11 meses de governo Lula, o preço médio da picanha acumula queda de 13,06%. Outros cortes famosos de churrascos, como a alcatra e a costela, caíram 11,75% e 12,53%, respectivamente. Enquanto isso, a cerveja aumentou 5,15%.

Os dados são do IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), a inflação oficial do país calculada pelo IBGE, divulgada nesta terça (12). No geral, o país registrou alta de 0,28% em novembro, sendo que o grupo "alimentação no domicílio" subiu 0,75%, muito por conta da seca e das chuvas (mas, para muita gente, mudança do clima não existe).

No ano, a alta da inflação geral é de 4,04%. Mas a alimentação no domicílio caiu 1,83% no mesmo período.

Ainda candidato, o petista prometeu que, sob seu governo, os trabalhadores voltariam a comer "picanha com cerveja" e "churrasco com cerveja". Os produtos foram usados para relembrar tempos de alimentos mais baratos durante os seus dois primeiros mandatos.

"Vamos voltar a reunir as famílias no domingo e fazer um churrasquinho. E vamos comer uma fatia de picanha com uma gordurinha passada na farinha e tomar uma cerveja gelada. O povo entra em delírio porque é isso o que o povo quer", afirmou Lula na campanha.

A estratégia na época incomodou Jair Bolsonaro, que afirmou a uma plateia de empresários que a promessa era "conversa mole". E sentenciou: "Não tem filé mignon pra todo mundo!"

Ironicamente, o preço médio do filet mignon caiu 10,79% sob Lula, segundo o IPCA.

Vale lembrar que, em 18 de julho de 2019, em sua live semanal, Jair mostrou que, em caso de pouco filé mignon, quem primeiro levaria sua parte eram seus filhos. Ao defender a indicação do deputado Eduardo Bolsonaro ao cargo de embaixador do Brasil nos Estados Unidos, disse: "Lógico, que é filho meu, pretendo beneficiar filho meu, sim. Pretendo, se puder, dar filé mignon".

A redução do preço da carne vermelha (que, no geral, caiu 9,87% desde janeiro) é uma boa notícia para o governo Lula, que pode afirmar que a redução na proteína animal já facilitou o acesso de trabalhadores ao prometido churrasco. Desde que não bebam muito, claro.

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL