Leonardo Sakamoto

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Reportagem

Metade de SP não liga Lula a Boulos, mas campanha diz que isso está mudando

A campanha de Guilherme Boulos (PSOL) à Prefeitura de São Paulo detectou um aumento no número de eleitores que sabem que ele é o candidato do presidente Lula. Esse movimento era aguardado, pois pode significar transferência de votos do petista para o deputado federal.

Nas pesquisas internas da campanha do deputado, a taxa dos que sabem que Lula o apoia passou de 48% para 54,3% desde o comício no bairro do Campo Limpo, no último sábado (24). A margem de erro é de 2,8 pontos.

Em São Paulo, 48% afirmam que votariam com certeza ou poderiam votar em um candidato apoiado pelo presidente, segundo o último levantamento do Datafolha. Outros 48% dizem que isso levaria a repudiar o candidato. No segundo turno de outubro de 2022, Lula teve 53,5% dos votos na capital paulista, enquanto Jair Bolsonaro recebeu 46,5%.

Essa pesquisa mostra que 58% dos eleitores sabiam que Lula é Boulos, mas 18% apontaram erroneamente que são outros candidatos os apoiados pelo presidente. Curiosamente, 6% citaram Bebeto Haddad, do partido Democracia Cristã, em clara confusão com o sobrenome do ministro da Fazenda, Fernando Haddad. Outros 23% dizem que não sabem quem Lula apoia.

Não à toa, a primeira peça de propaganda do horário eleitoral do deputado federal conta com a presença e do petista e da primeira-dama, Janja, comendo bolo na casa de Boulos. O presidente aparecendo falando em metade do programa, de dois minutos e 20 segundos.

Questionado sobre Jair Bolsonaro (PL), que tem um casamento político com o prefeito Ricardo Nunes (MDB), mas ensaia pular a cerca com o empresário Pablo Marçal (PRTB), 35% dos eleitores dizem que votariam ou poderiam votar em um candidato do ex-presidente. E 63% dizem que não fariam isso de jeito nenhum, ainda segundo o Datafolha.

Outro nome que a campanha de Boulos vem se esforçando em destacar é o da ex-prefeita Marta Suplicy (PT), candidata a vice-prefeita em sua chapa.

Pesquisa da Escola de Sociologia e Política de São Paulo, com margem de erro de 2,5 pontos percentuais, divulgada antes do início oficial da campanha, apontava que Marta na vice importava para Boulos tanto quanto Lula.

Quando os eleitores são informados de que ela é a candidata a vice de Boulos (PSOL), a intenção de votos no segundo turno da chapa passa de 36% para 46%. O apoio de Lula também leva o deputado Boulos a ir de 36% para 46%.

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