Topo

Mauricio Stycer

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Janaina diz que "Manhattan Connection" acabou porque ela criticou Doria

A TV Cultura anunciou o fim do "Manhattan Connection" após o programa com a deputada Janaína Paschoal (PSL) - Reprodução
A TV Cultura anunciou o fim do "Manhattan Connection" após o programa com a deputada Janaína Paschoal (PSL) Imagem: Reprodução

Colunista do UOL

25/09/2021 22h19Atualizada em 26/09/2021 11h29

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A TV Cultura anunciou neste sábado (25) que o programa "Manhattan Connection" terá a sua última exibição no domingo (26) com a reapresentação do episódio exibido na quarta-feira (22).

Segundo o comunicado oficial, "em comum acordo, a TV Cultura e a Blend Negócios Divulgação e Editoração Ltda., empresa responsável pela produção e licenciamento dos direitos do Manhattan Connection, resolveram pela não continuidade do programa".

Entrevistada no mais recente episódio, a deputada estadual Janaína Paschoal (PSL) publicou no Twitter uma mensagem contestando esta versão. Segundo ela, o cancelamento da atração comandada por Lucas Mendes ocorreu como represália a críticas que ela fez ao governador João Doria durante a entrevista.

A TV Cultura é mantida pela Fundação Padre Anchieta, um órgão ligado ao governo do Estado.

Em nota enviada à coluna, a TV Cultura diz que as declarações de Janaína são "absolutamente infundadas" e afirma que a entrevista não tem influência alguma na decisão de encerrar o Manhattan Connection. "As tratativas para o encerramento do contrato foram anteriores à data de gravação e exibição da última edição do programa", diz o canal (veja a íntegra abaixo).

A deputada citou Doria ao criticar a política de saúde do governo estadual. "O governador fechou os prontos-socorros no Estado de São Paulo. Aqui não se fala porque a imprensa tem pauta", disse ela. Janaína também criticou a TV Cultura:

"Uma jornalista da rede de vocês disse que eu estava espalhando fake news quando eu contestei um tuíte do governador dizendo que ia começar a vacinar com CoronaVac crianças de 3 anos. Eu pedi para apresentar os estudos. Existia um estudo, feito pela indústria que vende a vacina. Não fui eu que espalhei fake news".

O "Manhattan Connection" ficou no ar na TV Cultura por apenas nove meses. Foi uma temporada turbulenta. Em abril, o comentarista Diogo Mainardi xingou o advogado Antonio Carlos de Almeida Castro, conhecido como Kakay. Dois meses antes, Mainardi havia ofendido o ex-prefeito Fernando Haddad.

No início de maio, o comentarista pediu demissão do programa. Uma semana depois, outro integrante, Pedro Andrade, também se desligou.

Veja as mensagens publicadas por Janaína Paschoal neste sábado:

Veja a nota da TV Cultura:

A TV Cultura esclarece que são absolutamente infundadas as recentes declarações da deputada Janaina Paschoal, que veio a público dizer que a emissora não irá mais exibir o Manhattan Connection devido à sua participação no programa da última quarta-feira(22/9).

As tratativas para o encerramento do contrato, de comum acordo com a Blend Negócios Divulgação e Editoração Ltda., empresa responsável pela produção e licenciamento dos direitos do Manhattan Connection, foram anteriores à data de gravação e exibição da última edição do programa.

A TV Cultura reafirma seu compromisso com o jornalismo plural e independente, que preza pela democracia e diversidade de opiniões há mais de 50 anos.