Topo

Mauricio Stycer

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Revista Piauí muda regime de gestão e vira uma entidade sem fins lucrativos

Capa da edição de setembro da revista Piauí - Reprodução
Capa da edição de setembro da revista Piauí Imagem: Reprodução

Colunista do UOL

06/10/2021 12h30Atualizada em 06/10/2021 19h02

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Administrada pela Editora Alvinegra, empresa fundada pelo documentarista João Moreira Salles, a revista Piauí vai anunciar nesta quinta-feira (07) a adoção de um novo modelo de gestão. Ela se tornará uma entidade sem fins lucrativos mantida com recursos de um fundo patrimonial administrado pelo recém-criado Instituto Artigo 220.

O nome do instituto faz referência a um pilar da Constituição do Brasil: "A manifestação do pensamento, a criação, a expressão e a informação, sob qualquer forma, processo ou veículo, não sofrerão qualquer restrição."

Para a criação do instituto, segundo a coluna apurou, Moreira Salles doou R$ 350 milhões para um fundo patrimonial. Os rendimentos deste fundo devem garantir o suficiente para o orçamento anual da revista, mas ela continuará buscando receitas por meio de assinaturas, publicidade e eventos.

A nova estrutura, de uma associação civil, dá à Piauí o que empresa chama de "autonomia radical". Como será divulgado amanhã, o Instituto Artigo 220 nasce com "o único propósito de respaldar o jornalismo rigoroso, independente e apartidário".

Isso vai significar que, com o fundo patrimonial, somado às receitas geradas regularmente pelas assinaturas, pela venda em banca e pelos anúncios, a revista vai dispor das condições materiais para seguir trabalhando normalmente - editando a revista mensal, criando conteúdos diários online, produzindo podcasts.

À dotação patrimonial corresponderam alterações na estrutura de propriedade. As ações que controlam a revista foram transferidas para o Instituto Artigo 220 e daqui por diante caberá ao Instituto determinar os rumos da publicação.

O instituto terá um conselho editorial com sete membros e mandatos de dois ou três anos, renováveis uma vez. João Moreira Salles fará parte do conselho e deve, em algum momento, nos próximos anos, se desligar da revista.

A intenção é que a publicação se torne independente do fundador. Ao divulgar as novidades a Piauí enfatizará a necessidade de contar com o apoio de assinantes.

Além da publicação impressa mensal, reconhecida pela qualidade do seu jornalismo, hoje a Piauí tem um site e podcasts próprios.