Topo

Mauricio Stycer

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

De Londres, BBC cobra do governo Bolsonaro "segurança de jornalistas"

Colunista do UOL

01/11/2021 13h07

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Um dia após os atos de violência contra jornalistas brasileiros em Roma, a rede pública britânica BBC divulgou, em Londres, uma nota cobrando que "o governo brasileiro assegure a segurança de jornalistas no desempenho de sua função".

Seguranças não-identificados agrediram profissionais do UOL, Folha, Globo e BBC no domingo (31) durante um passeio do presidente Jair Bolsonaro pelas ruas de Roma. Houve relatos de socos, empurrões, ameaças e ofensas contra os jornalistas.

Ao perguntar o motivo de o presidente não ter participado de alguns eventos do G-20 com outros líderes, o correspondente da Globo, Leonardo Monteiro, recebeu um soco no estômago e foi empurrado com violência por um segurança.

A correspondente da Folha, Ana Estela de Sousa Pinto, relatou que um agente tentou arrancar o celular de sua mão. Jamil Chade, repórter do UOL, foi empurrado, teve o celular arrancado de sua mão e atirado no chão. Matheus Magenta, da BBC, foi empurrado, segurado e recebeu golpes nas costas enquanto tentava fazer perguntas a Jair Bolsonaro.

Em nota, a Globo afirmou que "é a retórica beligerante do presidente Jair Bolsonaro contra jornalistas que está na raiz desse tipo de ataque". UOL e Folha também divulgaram notas de repúdio à violência, assim como a Associação Nacional de Jornais (ANJ) e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Veja a nota divulgada pela BBC:

"O jornalista da BBC News Brasil, Matheus Magenta, foi alvo de tratamento violento por parte da segurança de presidente brasileiro enquanto cobria o G20 em Roma.

Matheus Magenta foi empurrado, segurado e recebeu golpes nas costas enquanto tentava fazer perguntas a Jair Bolsonaro durante uma caminhada improvisada do presidente com apoiadores pelas ruas de Roma no domingo à noite.

A BBC condena fortemente qualquer tipo de violência conta a imprensa e insiste que o governo brasileiro assegure a segurança de jornalistas no desempenho de sua função no espaço público".