Topo

Mauricio Stycer

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Folha: Filme sobre Huck é propaganda, mas 'Elza & Mané' redime o Globoplay

Documentário do Globoplay descreve a chegada de Luciano Huck ao comando do "Domingão com Huck" - Reprodução / Internet
Documentário do Globoplay descreve a chegada de Luciano Huck ao comando do "Domingão com Huck" Imagem: Reprodução / Internet

Colunista do UOL

12/03/2022 07h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O que define um documentário está longe de ser consenso. Cabe muita coisa sob esse guarda-chuva. Ainda assim, o Globoplay conseguiu dilatar consideravelmente o conceito com o lançamento na semana passada de "Domingão com Huck: A História da História". A plataforma de streaming decidiu chamar de documentário um filme institucional, de propaganda interna, destinado a convencer público e anunciantes que um dos horários mais importantes e lucrativos da Globo, o domingo à tarde, está em boas mãos com Luciano Huck.
(...)
O mesmo Globoplay que lançou "Domingão com Huck: A História da História", dois dias depois pôs na plataforma uma joia, a série documental "Elza & Mané: Amor em Linhas Tortas". Assim como o muito bom "Doutor Castor", lançado no ano passado, trata-se de um trabalho nascido na área de esporte da emissora. Dirigido por Caroline Zilberman, o programa descreve, em quatro episódios, a relação de amor de dois gênios brasileiros, a cantora Elza Soares e o ponta-direita Garrincha, ambos no auge de suas carreiras, no início dos anos 1960. E os acompanha nas duas décadas seguintes, perturbados pelo moralismo da opinião pública, pela ditadura militar e pelo alcoolismo do jogador. É um trabalho impecável.

Íntegra aqui