Topo

Mauricio Stycer

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Folha: 'Endangered' discute a crise do jornalismo, mas não vê soluções

Protestos contra a morte de George Floyd nos Estados Unidos                              - ROBERTO SCHMIDT / AFP
Protestos contra a morte de George Floyd nos Estados Unidos Imagem: ROBERTO SCHMIDT / AFP

Colunista do UOL

17/07/2022 07h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Numa versão do PowerPoint do Dallagnol, planejada para virar meme, o Jornalista poderia ser posto no centro do diagrama, mas não como responsável por uma rede de malfeitos, e sim como vítima. Os seus vilões seriam identificados com as seguintes plaquinhas: revolução digital, fake news, redes sociais, governantes autoritários, políticos inescrupulosos, empresários sem visão, assediadores de repórteres.
(...)
Ainda bem que tem gente com disposição de, ao menos, apontar claramente os problemas. Como é o caso da dupla Heidi Ewing e Rachel Grady, responsável pelo documentário "Endangered" disponível no HBO Max. O título, que pode ser traduzido como "ameaçados de extinção", é um grande acerto e resume bem o que está em jogo neste momento da história.
(...)
Resumindo a história, em 90 minutos, o documentário pode soar superficial, mas cumpre a função de lançar um grito de alerta, mais um, sobre uma situação desesperadora. Uma série sobre o tema, desenvolvendo melhor cada história, talvez pudesse discutir soluções originais, que ainda não estão à vista, para enfrentar os problemas que ameaçam a profissão de jornalista.

Íntegra aqui