Topo

Mauricio Stycer

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Na RedeTV!, Bolsonaro realiza o sonho de descrever um governo sem erros

Os apresentadores Luís Ernesto Lacombe e Erica Reis antes da gravação da entrevista com o presidente Jair Bolsonaro  - Reprodução
Os apresentadores Luís Ernesto Lacombe e Erica Reis antes da gravação da entrevista com o presidente Jair Bolsonaro Imagem: Reprodução

Colunista do UOL

01/09/2022 20h42Atualizada em 02/09/2022 11h31

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O presidente Jair Bolsonaro (PL) deu a entrevista dos sonhos na noite desta quinta-feira (1º). Foi uma sabatina em que não teve que responder a nenhuma pergunta difícil, nem ouvir réplicas ao que disse. Navegou em mar calmo por 30 minutos, descrevendo um governo perfeito, sem erros.

A entrevista foi conduzida pelos jornalistas Luís Ernesto Lacombe e Erica Reis, âncoras do RedeTV! News, no estúdio do canal, em Osasco. Eles fizeram 11 perguntas, todas pedindo para o presidente falar de seus planos em diferentes áreas e fazer um balanço de seu governo, sem questionamentos específicos. No jargão jornalístico, os âncoras apenas "levantaram bolas" para o entrevistado cortar.

Solicitado a fazer um balanço "dos erros e acertos" na pandemia, Bolsonaro disse: "Não posso falar em erros. Tenho acertos". Também disse que tomou "medidas exemplares". No fim da longa resposta, concedeu: "Pode ter acontecido um equívoco ou outro, que eu não lembro".

Os âncoras, em diferentes perguntas, aproveitaram para elogiar o governo, pela redução do preço da gasolina, pela queda nos índices de desemprego e no crescimento do PIB. A tranquilidade geral no estúdio lembrou o clima das "lives" do presidente.

Fugindo ao padrão de eventos deste tipo em período eleitoral, a entrevista não foi ao vivo, mas gravada pela manhã. Segundo a emissora, isso foi informado no momento dos convites, com o objetivo de faciliar o agendamento.

Entrevistas gravadas previamente sempre levantam a dúvida se passaram por edição antes de serem exibidas. A RedeTV! assegura que a entrevista foi exibida na íntegra, sem cortes;

A RedeTV! convidou também Lula, Ciro Gomes e Simone Tebet. O petista recusou por falta de agenda. "Oferecemos a possibilidade de novas datas e até o momento não tivemos retorno", disse a emissora. Ciro será entrevistado na próxima terça-feira, dia 6.

Audiência

Dados prévios do Kantar Ibope, em São Paulo, indicam que entre 20h e 20h29, a RedeTV! registrou média de 2,3 pontos, ficando em quinto lugar, atrás da Globo (22,1), Record (6,1), SBT (5,3) e Band (4,4). Cada ponto no Ibope na Grande São Paulo equivale a 205.377 indivíduos. Isso significa que a entrevista foi vista por cerca de 473 mil pessoas.

Na transmissão ao vivo pelo You Tube, a entrevista chegou a ter 230 mil visualizações simultâneas, um bom resultado.