Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.
Emissoras mudam a programação para cobertura do voto no domingo
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
As principais emissoras de televisão anunciaram nesta sexta-feira (30) os seus planos para a cobertura das eleições no domingo (02). No papel, Globo, Record, Band, Cultura e CNN Brasil têm planos de coberturas ambiciosas, enquanto RedeTV! e SBT apresentam projetos mais modestos.
A Globo planeja exibir no domingo, em todos os intervalos a partir das 8h, do "Globo Rural" ao "Fantástico", flashes ao vivo de um minuto para mostrar a movimentação em diferentes pontos de votação no país e os resultados parciais da apuração. Às 8h, às 12h e às 15h, serão apresentados boletins de dez minutos, com atualizações das principais notícias da eleição nacional e regional.
Depois do fechamento das urnas, às 17h, o jornalismo ficará ao vivo por mais de seis horas consecutivas. Renata Lo Prete e William Bonner comandam a "Marcha da Apuração". O "Fantástico" começa mais cedo, às 18h, com reportagens especiais sobre o domingo de eleições. A GloboNews também terá cobertura especial.
A Record começa, a partir das 7h, a exibir boletins sobre eleições, apresentados por Janine Borba e Salcy Lima. A partir das 17h, após o encerramento da votação, Christina Lemos e Eduardo Ribeiro entrarão no ar com um programa especial até o encerramento da cobertura. Na Record News, a cobertura começa às 6h, com os apresentadores Kelly Godoy, Gustavo Toledo, Renata Caetano e Rafael Algarte se revezando.
Segundo a emissora, cerca de dois mil profissionais - entre repórteres, cinegrafistas, editores e produtores - estarão envolvidos na cobertura.
O Grupo Band promete entradas ao vivo em seus veículos a partir das 7h de domingo. Às 17h, o Band Eleições entra no ar com a apuração minuto a minuto. Durante cinco horas, José Luiz Datena, Adriana Araújo, Rodolfo Schneider e Eduardo Oinegue se revezarão no comando do programa entrevistando convidados, analistas políticos e chamando os repórteres que estarão em todos os cantos do país.
O Canal Livre, às 22h, repercute os resultados em transmissão simultânea com o BandNews TV e a Rádio Bandeirantes. A apresentação é de Rodolfo Schneider, com participação do jornalista Fernando Mitre e de diversos especialistas.
A CNN Brasil promete uma "maratona de 48 horas" ao vivo, começando no sábado (01), às 23h45, e só terminando na segunda-feira (03), às 23h45. O canal promete atravessar a madrugada de domingo para segunda ao vivo com a repercussão dos resultados, seguindo ao longo da segunda-feira com sua programação normal.
A TV Cultura apresenta, a partir das 17h, o "De Olho no Voto", sob o comando dos jornalistas Rodrigo Piscitelli e Vera Magalhães. O canal escalou um time de sete cientistas políticos para comentarem os resultados no estúdio e outros seis especialistas para participarem de forma remota. A Cultura também exibirá, entre 7h e 16h, de hora em hora, boletins informativos sobre os principais acontecimentos do dia.
A RedeTV! planeja boletins informativos ao longo do dia e, a partir das 19h, vai apresentar o "Eleições 2022", comandado por Erica Reis e Mauro Tagliaferri (o programa começa às 17h nas plataformas digitais do canal).
Na grade do SBT existe a previsão de um programa sobre eleições à 0h do dia 3. Ou seja, já no dia seguinte da eleição. Será comandado pelo jornalista Marcelo Torres e promete fazer um balanço do resultado das eleições estaduais e para Presidência, com a ajuda de um analista político e um especialista em pesquisas eleitorais. O programa também terá entradas ao vivo dos locais onde os vitoriosos estiverem comemorando. No domingo, propriamente, o SBT promete "flashes" durante os intervalos comerciais. Ao que tudo indica, será o canal que seguirá com menos alterações em relação à programação normal.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.