Topo

Mauricio Stycer

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Folha: Cobertura eleitoral teve excesso de opinião e pouca reportagem

William Bonner e Renata Lo Prete comandam cobertura da eleição na Globo - Reprodução/TV Globo
William Bonner e Renata Lo Prete comandam cobertura da eleição na Globo Imagem: Reprodução/TV Globo

Colunista do UOL

09/10/2022 07h01

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

(...)
Foi a eleição das pesquisas. A excitação antes da divulgação dos números de cada novo levantamento, natural entre eleitores, acabou contaminando a nós, jornalistas. No sábado, véspera da eleição, a Globo não esperou o Jornal Nacional, às 20h30, e abriu espaço, às 18h, para divulgar os últimos números do Datafolha e do Ipec.
(...)
É verdade que houve vários trabalhos jornalísticos de enorme grandeza durante as eleições, destacando-se em primeiro lugar o detalhado e exaustivo levantamento feito por Juliana Dal Piva e Thiago Herdy, do UOL, sobre os negócios imobiliários do clã da família Bolsonaro. E é verdade também que parte da mídia cuidou de defender o presidente de forma abnegada, antes e durante a campanha eleitoral. Houve emissora de televisão que deu mais espaço para desmentidos em relação à reportagem do que à documentação levantada.
(...)
Tenho a sensação de que nós, jornalistas, não fomos capazes, até agora, de explicar que Brasil é esse. Pior, estamos tão surpresos quanto quem nos lê ou nos assiste.

Íntegra aqui