Topo

Mauricio Stycer

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Folha: CNN Brasil tem tom complacente com o governo durante caso Jefferson

Vídeo mostra Roberto Jefferson conversando com policial que negociava sua rendição - Reprodução/UOL
Vídeo mostra Roberto Jefferson conversando com policial que negociava sua rendição Imagem: Reprodução/UOL

Colunista do UOL

30/10/2022 14h31

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Num dos dias mais tensos da história recente do Brasil, a uma semana das eleições, um aliado do presidente Jair Bolsonaro (PL), o ex-deputado Roberto Jefferson, reagiu a um mandado de prisão da Polícia Federal com 50 tiros de fuzil e três granadas, ferindo dois agentes. Em condições normais, não deveria haver dúvidas sobre como trazer este acontecimento para o noticiário da televisão. Mas, nestes tempos extraordinários que estamos vivendo, o jornalismo tem sido sufocado ou, literalmente, nocauteado.
(...)
A CNN Brasil é integrada por uma equipe de excelentes profissionais, que respeito demais. Mas decisões editoriais extemporâneas, como as citadas acima, deixam o espectador com a suspeita de que o canal está adotando um ponto de vista complacente com o governo num momento crítico da história.
(...)
Temos visto que o conceito de democracia e mesmo o de liberdade de imprensa são compreendidos de formas diferentes, dependendo de fatores como formação familiar, classe social e mesmo categoria profissional. De um modo geral, donos de empresas de comunicação pensam diferente de jornalistas. Sou de uma geração que começou a trabalhar na metade da década de 1980, na transição para a democracia. Não vivenciei nada parecido com o que está acontecendo nestes últimos anos. A profissão de jornalista nunca esteve tão ameaçada. É uma tristeza.

Íntegra aqui