Topo

Mauricio Stycer

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Folha: É um erro lançar série sobre Flordelis junto com o seu julgamento

7.nov.2022 - A ex-deputada Flordelis durante julgamento por júri popular em Niterói (RJ) - Brunno Dantas/Reprodução TJ-RJ
7.nov.2022 - A ex-deputada Flordelis durante julgamento por júri popular em Niterói (RJ) Imagem: Brunno Dantas/Reprodução TJ-RJ

Colunista do UOL

13/11/2022 07h01

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A série documental "Flordelis: Questiona ou Adora" enfrenta uma estranha e rara situação: a estratégia de lançamento do Globoplay afeta a forma como o conteúdo exibido pode ser compreendido pelo público. A empresa decidiu oferecer os dois primeiros episódios aos assinantes na sexta-feira (4). Três dias depois, na segunda-feira, começou em Niterói o julgamento da protagonista da série. A ex-deputada Flordelis é acusada de mandar assassinar o marido, o pastor Anderson do Carmo, em 2019.
(...)
Promover e lançar uma série sobre o assunto em meio ao julgamento transmite a impressão de oportunismo e sensacionalismo. Como se o julgamento fosse uma isca para impulsionar o programa. Ou, ainda pior, como se a série fosse capaz de alterar a percepção do público sobre o que ocorre no tribunal. Enfim, surfando numa onda que não é a sua, o Globoplay põe o marketing em primeiro lugar e diminui a importância da série.
(...)
Tivesse sido lançada bem antes ou depois da conclusão do julgamento, creio que "Flordelis: Questiona ou Adora" seria apreciada de forma muito diferente, e mais rica. Ainda assim, nitidamente, é um trabalho de alta qualidade.

Íntegra aqui