Topo

Mauricio Stycer

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Folha: Estratégias de guerra da Globo pós-Bolsonaro

A Globo exibiu esta semana uma minissérie baseada no filme "Marighella", com Seu Jorge no papel principal  - Divulgação
A Globo exibiu esta semana uma minissérie baseada no filme "Marighella", com Seu Jorge no papel principal Imagem: Divulgação

Colunista do UOL

22/01/2023 07h01

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Os créditos de encerramento da estreia do BBB 23 ainda eram exibidos na Globo quando, abruptamente, surgiu uma tela preta, com as seguintes palavras: "Em abril de 1964 um golpe militar derrubou o presidente João Goulart e instaurou uma ditadura no Brasil". Oito dias depois que bolsonaristas tentaram um golpe contra a democracia e o recém-empossado governo Lula, muita gente saltou da poltrona ao ler a mensagem.
(...)
A escolha de "Marighella" para exibição depois do BBB 23 não foi à toa. Para além das suas qualidades, mostra a clara intenção de levar ao grande público uma história importante, que merece ser conhecida, apesar de ainda causar incômodo e irritação entre setores mais conservadores.
(...)
A cobertura elogiável que a emissora está fazendo sobre os atos golpistas de 8 de janeiro, chamando as coisas pelos nomes certos e expondo as responsabilidades, vai na mesma direção. É um sinal de reconhecimento de erros passados, amadurecimento e pragmatismo -- um retrocesso político não interessa mais à empresa.

Íntegra aqui