Automação: entenda como Marçal faz para 'todo mundo' falar dele nas redes
Campanhas adversárias fizeram estudos para identificar a ação de bots na campanha de Pablo Marçal (PRTB) à prefeitura de São Paulo e encontraram perfis que publicam a mesma mensagem repetidamente.
A conclusão é que Marçal usa programas de automação para publicar nas redes sociais, o que é diferente de robôs. Esses programas não são proibidos pelo TSE porque são operados por humanos.
O objetivo é interferir na opinião pública, compartilhando informações positivas e negativas sobre os opositores dele dando a impressão de que são pessoas reais.
As análises as quais tive acesso mostram que a campanha de Marçal investe pesadamente para contratar as pessoas que operam esses perfis. Assim, Marçal tem os influencer, que pedem voto para ele usando suas imagens, e ainda as mensagens automatizadas, que engajam falando de política como se fossem pessoas comuns.
Conforme estudos das campanhas, uma das mensagens que estão sendo divulgadas dessa forma é que Nunes não é o candidato de Jair Bolsonaro. Como são perfis que já são seguidos pelo público conservador, a estratégia tem surtido efeito em confundir o eleitor.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.