Raquel Landim

Raquel Landim

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

Lira faz esforço para candidatura de consenso à presidência da Câmara

O presidente da Câmara, Arthur Lira, está em Brasília com a missão de tentar reunir os três candidatos a sua sucessão: Elmar Nascimento (União Brasil), Antônio Brito (PSD) e Marcos Pereira (Republicano).

O encontro, no entanto, ainda não tem data e horário marcados.

Lira quer articular uma candidatura de consenso para sua sucessão. Ele já disse publicamente que pretende definir quem vai receber seu apoio neste mês de agosto.

A escolha dos novos comandantes da Câmara e do Senado acontece só em fevereiro do ano que vem, mas a discussão sobre os apoios foi antecipada por causa das eleições municipais.

Os candidatos estão divididos. Fontes próximas a Elmar dizem estar dispostas a conversar, porque "quem quer apoio tem que estar disposto a dar". No entorno de Brito e de Pereira, existe mais resistência.

Elmar é muito próximo de Lira e transita bem entre parlamentares da direita e da esquerda, incluindo PL e PT. O ministro da Casa Civil, Rui Costa, no entanto, resiste ao seu nome por causa de desavenças entre os dois na Bahia. O deputado tem feito esforços de reaproximação.

Também pesa contra ele o fato de ser do União Brasil, o mesmo partido de David Alcolumbre, favorito para assumir a presidência do Senado.

Antônio Brito é muito bem relacionado entre os parlamentares, mas sua proximidade com o Planalto incomoda aqueles que gostariam que a Câmara mantivesse uma postura mais independente.

Já contra Marcos Pereira pesa o veto de Jair Bolsonaro. O ex-presidente prometeu a Lira o apoio do PL a quem ele definir como sucessor, mas não aceita a indicação de Pereira por causa de desavenças com o Republicanos.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes