Raquel Landim

Raquel Landim

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

Pai de Cid era o canal de Braga Neto para vazamento de informações, diz PF

As investigações da Polícia Federal apontam que o pai de Mauro Cid, general Mauro Lorena Cid, tornou-se o canal de vazamento de informações do general Walter Braga Netto.

E foi por conta desses vazamentos e da possível utilização dessas informações para obstruir as investigações da trama golpista que a PF pediu e o ministro Alexandre de Moraes decretou a prisão do ex-ministro da Justiça e ex-candidato à vice na chapa de Jair Bolsonaro.

De acordo com a decisão de Moraes, a perícia feita no celular do general Mauro Lorena Cid apontou uma "intensa troca de mensagens" entre ele e Braga Netto no dia 8 de agosto de 2023, três dias antes da Operação Lucas 12:2, que apurou a venda de presentes recebidos pela presidência da República por autoridades estrangeiras no exterior. As mensagens foram apagadas.

A perícia também encontrou nos dias 7 de outubro de 2023 diversas interações entre o pai de Cid e Walter Braga Netto por WhatsApp, inclusive uma chamada de três minutos.

Para os investigadores, essa troca de mensagens está relacionada com outra comunicação ocorrida cerca de um mês depois, no dia 12 de setembro de 2023, quando o general Mauro Fernandes e o coronel reformado Jorge Kormann.

Fernandes é acusado de ser o responsável pela execução do plano Punhal Verde Amarelo para sequestrar e matar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o vice Geraldo Alckmin e Moraes.

No diálogo entre os dois, conforme a decisão de Moraes, " os pais de Mauro Cesar Barbosa Cid ligaram para os generais Walter Souza Braga Netto e Augusto Heleno informando que "é tudo mentira" possivelmente sobre as matérias divulgadas pela imprensa sobre o acordo de colaboração".

A conversa entre Fernandes e Kormann ocorreu três dias após a homologação do acordo de colaboração premiada firmada por Mauro Cid no dia 9 de setembro de 2023.

Por isso, segundo a PF, "o General Braga Netto tentou obter os dados do acordo através de familiares do colaborador e que a informação chegou ao investigado Mario Fernandes, como forma de tranquilizar os demais integrantes da organização criminosa de que os fatos relativos aos mesmos não estariam sendo repassados à investigação".

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.