Rogério Gentile

Rogério Gentile

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

Justiça nega pedido da Mancha para levar faixa crítica a Leila em estádio

A Justiça de São Paulo rejeitou um pedido de liminar apresentado pela Mancha Verde com o objetivo de poder levar aos estádios de futebol faixas com críticas à presidente do Palmeiras, Leila Pereira.

A ação foi aberta no ano passado após a Polícia Militar proibir, durante a partida semifinal do Campeonato Paulista contra o Ituano, a torcida organizada de exibir a seguinte frase: "Cumpra suas promessas".

A faixa, de cerca de 20 metros, ficou estendida durante cerca de 30 minutos na arquibancada antes do jogo e fazia alusão a uma promessa feita pela presidente, durante sua campanha eleitoral no clube, de disponibilizar ingressos mais baratos para os torcedores.

No intervalo da partida, quando seria novamente aberta, o batalhão de choque não permitiu.

"A frase não é ofensiva, muito menos possui caráter racista ou xenofóbico, apenas um processo pacífico contra os preços praticados na venda dos ingressos", declarou a Mancha no processo, citando o direito à liberdade de expressão.

A Mancha disse ainda na petição apresentada à Justiça que pretende levar aos estádios quatro faixas: "Cumpra suas promessas", "Palmeiras de todos?", "Promessa é dívida" e "Ingressos populares".

O juiz Otavio Tokuda rejeitou o pedido de liminar afirmando que "estádio de futebol é local de entretenimento esportivo, e não para manifestação política de apreço e desapreço".

De acordo com o juiz, as faixas poderiam "acirrar os ânimos das pessoas no evento e ensejar violência generalizada".

A Mancha ainda pode recorrer.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes