Topo

Tales Faria

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Quer saber o que é expectativa de poder? Veja essa foto

Colunista do UOL

17/08/2022 14h16Atualizada em 17/08/2022 15h51

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A foto abaixo é um ótimo exemplo de o que significa a expectativa de poder, especialmente para os membros do poder. Viralizou nas redes sociais. Retrata o finalzinho da solenidade de posse de Alexandre de Moraes como presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Lula e Bolsonaro na solenidade de posse de Alexandre de Moraes como presidente do TSE - Mateus Vargas/Folhapress - Mateus Vargas/Folhapress
Lula e Bolsonaro na solenidade de posse de Alexandre de Moraes como presidente do TSE
Imagem: Mateus Vargas/Folhapress

Depois do discurso de Alexandre de Moraes, o pessoal se preparava para deixar o recinto, quando uma locutora pediu que esperassem a saída das autoridades da mesa, que também já começavam a se despedir. Moraes sugeriu então que fizessem uma foto.

Mas, embaixo, a turma do auditório cercou o ex-presidente Lula (PT) e todos os olhares das autoridades da mesa se voltaram para ele. Inclusive o presidente da República, Jair Bolsonaro (PL).

Lula e Bolsonaro estão em primeiro lugar e segundo nas pesquisas de intenção de voto para a eleição presidencial. Bolsonaro foi hostilizado no evento, com os aplausos entusiásticos quando Alexandre de Moraes defendeu as urnas eletrônicas, tão criticadas pelo presidente.

Já Lula, que está no limite de vencer no primeiro turno, segundo as pesquisas, virou alvo dos cumprimentos dos presentes. Quanto a Bolsonaro, ele assistia a tudo com uma cara nada boa.

Isso é o resultado da chamada expectativa de poder.