Topo

Tales Faria

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Coligado ao PL, presidente do Republicanos rechaça ação de Valdemar no TSE

Colunista do UOL

24/11/2022 09h02Atualizada em 25/11/2022 10h29

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

"Não concordo e recorreremos do bloqueio", disse à coluna o presidente nacional do Republicanos, deputado Marcos Pereira (SP), rechaçando qualquer participação na ação do PL de Valdemar Costa Neto, contra o resultado das eleições.

Pereira disse que recorrerá contra o bloqueio do fundo partidário do Republicanos imposto pelo presidente do TSE, Alexandre de Moraes, pelo fato de o partido ter integrado a coligação eleitoral da sigla do presidente Jair Bolsonaro, derrotado por Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na eleição presidencial deste ano.

O presidente do TSE rejeitou nesta quarta-feira, 23, a ação de teor golpista que pedia a anulação de votos em mais de 279 mil urnas apenas no segundo turno da eleição. Moraes fixou multa de cerca de R$ 22,9 milhões por má-fé com a ação. Ele também suspendeu o fundo partidário das siglas que integraram a coligação. Além do PL, Republicanos e PP fazem parte do grupo.

Pereira enviou à coluna postagens suas no Twitter em que reconheceu a vitória de Lula e, sobretudo, comemorou a vitória de Tarcisio de Freitas, que é filiado ao Republicanos, para o governo de São Paulo:

Ele também enviou um vídeo à coluna com a sua explicação, afirmando: "Por favor tire 2 minutos para assistir. Neste vídeo explico tudo. Foi publicado no dia seguinte, isto é, 31/10:

Ou seja, Valdemar, o PL e o presidente Jair Bolsonaro provavelmente ficarão sozinhos nessa briga contra os fatos