Topo

Tales Faria

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Líder do governo revela ao UOL: há 20 mil militares em cargos no Executivo

Colunista do UOL

18/01/2023 16h41

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O líder do governo na Câmara, deputado José Guimarães (PT-CE), revelou no programa UOL News que um levantamento recente concluiu que há cerca de 20 mil militares com cargos no poder Executivo federal.

Dados anteriores divulgados durante o governo de Jair Bolsonaro davam conta de que havia 6,6 mil militares atuando fora dos quarteis em 2021. No final do governo de Michel Temer, em 2018, eram 2,7 mil os militares em cargos comissionados.

"A informação que eu tenho é de que o governo Bolsonaro colocou 20 mil militares em cargos no Executivo. Peguei os dados ontem [17 de janeiro] e são quase 20 mil". Você chegava no Palácio do Planalto e não tinha um civil no primeiro, no segundo e quarto andar. Eu fiquei estarrecido. Soube pelo ministro Camilo Santana que tinha um escritório da Abin (Agência Brasileira de Inteligência) no Ministério da Educação. Onde já se viu isso? O aparelho de Estado foi tomado pelos militares", disse Guimarães.

Segundo o líder, "com cuidado", o governo Lula vai acabar com isto.