Thais Bilenky

Thais Bilenky

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

Críticas a Alexandre de Moraes abrem espaço para Nunes Marques

Presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) em 2026 e articulador hábil, o ministro Kassio Nunes Marques tende a se fortalecer politicamente com as críticas a Alexandre de Moraes.

A composição do TSE reforça essa tendência. Nas próximas semanas, acaba o mandato do ministro Raul Araújo. Em seu lugar, entrará Antônio Carlos Ferreira. A relação de Kassio Nunes Marques com o primeiro era boa, com o segundo, melhor ainda. E o tribunal continua contando com André Mendonça, que atua afinado com Nunes Marques no Supremo e no TSE.

Um ministro do tribunal ouvido pela coluna não aposta em grandes protagonismos de Nunes Marques antes de 2026, mas sim em costuras que ampliem sua influência até lá.

As reportagens da Folha de S.Paulo que mostraram mensagens de WhatsApp do gabinete de Alexandre de Moraes com um perito do TSE são controversas juridicamente. Há quem defenda a legitimidade do método, há quem questione.

Mas o episódio se soma a um processo de afastamento de Alexandre de Moraes dos holofotes com sua saída do TSE e, sobretudo, com o enfraquecimento do radicalismo bolsonarista na sociedade.

Caso a chama extremista se reacenda, com as eleições municipais se aproximando, o espaço precisará ser ocupado —e a presidente do TSE, Cármen Lucia, será a primeira a ser testada.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes