Topo

Thaís Oyama

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Olavo veio na 1º classe, jantou e não teve mal súbito, afirmam passageiros

Olavo de Carvalho: Coca diet e massa na primeira classe   - Reprodução/Rádio Jovem Pan
Olavo de Carvalho: Coca diet e massa na primeira classe Imagem: Reprodução/Rádio Jovem Pan

Colunista do UOL

09/07/2021 14h39

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Passageiros do voo American Airlines 951 que pousou na manhã de ontem em São Paulo vindo de Nova York e trazendo o escritor Olavo de Carvalho afirmam que, ao contrário do que informou o Instituto do Coração (InCor), o guru da família Bolsonaro não sofreu mal súbito na viagem. Ontem, o InCor distribuiu comunicado dizendo que Olavo havia dado entrada na sua unidade de emergência "em função de mal-estar súbito ocorrido durante o voo".

Olavo de Carvalho viajou na primeira classe acompanhado da mulher, Roxane, e de um médico brasileiro, que ocupou um assento na classe executiva. Segundo relatos de passageiros, o escritor e filósofo embarcou em uma cadeira de rodas vestindo camisola hospitalar. Jantou uma massa (apimentada demais, conforme reclamou), tomou Coca-Cola diet e dormiu durante todo o voo. Desembarcou sem incidentes junto com os outros passageiros às 8h45 de ontem, no aeroporto de Guarulhos.

Sua filha, Heloísa de Carvalho, acusou o guru bolsonarista de "furar a fila" do SUS ao se internar no InCor.

No Twitter, Heloísa escreveu: "Nós usuários do SUS que esperamos meses por uma consulta ou cirurgia devíamos fazer um protesto sobre essa história do Olavo furar a fila da central de vagas do SUS".

A internação de Olavo provocou a indignação também de médicos de hospitais públicos em grupos de Whatspp, segundo publicou a Folha de S. Paulo. Os médicos reclamaram que o escritor teria dado entrada na instituição pelo SUS, sem passar pela central de regulação de leitos governo estadual. À Folha, o InCor informou que não poderia confirmar se Olavo está internado ou não pelo SUS.