Topo

Thaís Oyama

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Temendo perda de capital político, Valdemar apela a Bolsonaro para que aja

Valdemar Costa Neto e Jair Bolsonaro: o cacique do PL está preocupado com a sua galinha dos ovos de ouro  -                                 ALAN SANTOS/PR- José Cruz/ABr
Valdemar Costa Neto e Jair Bolsonaro: o cacique do PL está preocupado com a sua galinha dos ovos de ouro Imagem: ALAN SANTOS/PR- José Cruz/ABr

Colunista do UOL

29/11/2022 11h57

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O objetivo da ida de Valdemar Costa Neto ao Palácio do Planalto nesta manhã foi pedir a Jair Bolsonaro que "saia da toca".

O presidente do PL disse a interlocutores temer que o ex-capitão "perca capital político" com o seu auto-imposto silêncio — um risco desde ontem agravado pela revelação de que o deputado Eduardo Bolsonaro (PL) se diverte no Qatar enquanto apoiadores de seu pai, inconformados com o resultado das eleições, acampam em frente a quartéis clamando por um golpe militar (uma coisa é expor-se ao ridículo, outra, bem pior, é sentir-se ridículo, o que, graças ao deputado, ocorreu a muitos bolsonaristas a contar pelos impropérios registrados nas redes sociais).

Valdemar quer que Bolsonaro "faça gestos" sinalizando a sua disposição de "assumir a liderança da oposição".

Entre esses "gestos" estaria o comparecimento do presidente ao jantar da bancada do PL previsto para hoje à noite, em Brasília, e a volta das suas manifestações políticas em redes sociais (deputados bolsonaristas defendem mesmo que o, em breve, ex-presidente ocupe cadeias de rádio e televisão).

Mas o que o cacique do PL quer, e precisa de fato, é que Bolsonaro se engaje na batalha pela ocupação das preciosas cadeiras na Mesa Diretora da Câmara e da presidência das comissões.

A eleição das chapas para a Mesa e as nomeações para o comando das comissões permanentes da Câmara ocorrem em fevereiro e o PL já disputa com o PT ao menos dois postos estratégicos: a primeira vice-presidência da Câmara e a presidência da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Valdemar quer que Bolsonaro trabalhe em prol dos interesses do PL mobilizando para a votação não apenas deputados da sua sigla, mas também bolsonaristas espalhados pelo PP, Republicanos e União Brasil.

O presidente do PL tem grandes planos para o seu partido, e todos passam por Bolsonaro.

O cacique sonha em ver o ex-capitão subindo em palanques no ano que vem, de mãos erguidas com os seus candidatos às eleições municipais. Projeta que, com isso, conseguiria triplicar o número de prefeitos do seu partido — os cerca de 300 atuais virariam 900.

Valdemar é o primeiro a reconhecer que quem fez da sua legenda a maior da Câmara e do Senado foi Bolsonaro, sua galinha dos ovos de ouro.

O problema é que, neste momento, ela não está querendo chocar. E é desse ânimo que dependerá, em grande medida, a força do PL, que, a partir desta tarde — considerando a declaração de apoio do PT à reeleição do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP), e a objetiva irrelevância do PSDB— passa a ser o único partido formalmente na oposição ao governo Lula.