Topo

UOL Confere

Uma iniciativa do UOL para checagem e esclarecimento de fatos


Tatuagens de Che Guevara e Lenin em Manuela são falsas

Ronaldo Silva/Futura Press/Folhapress
Imagem: Ronaldo Silva/Futura Press/Folhapress

Do UOL, em São Paulo

13/09/2018 19h16

A foto da candidata a vice-presidente de Fernando Haddad (PT), Manuela D’Ávila (PC do B), com tatuagens de Che Guevara e Lenin é falsa. Compartilhada pelo WhatsApp, pelo Twitter e pelo Facebook, a imagem foi manipulada digitalmente para a inserção de desenhos dos líderes comunistas na pele da deputada estadual do Rio Grande do Sul.

Por meio de uma busca reversa feita com o Google Images, o projeto Comprova localizou a imagem original em perfis do Twitter. Manuela não tem tatuagens de Che Guevara e Lenin.

O Comprova também identificou uma foto semelhante à original, feita no mesmo dia, o que reforça que houve manipulação. Ela foi registrada pelo repórter Lucas Rivas, da "Rádio Guaíba", de Porto Alegre, em 10 de novembro de 2017, durante entrevista ao programa “Esfera Pública”. O jornalista publicou a imagem em seu Twitter e foi retuitado pelo perfil da rádio. Procurado, confirmou a autoria da foto.

Assinada por RLippi Cartoons, a imagem manipulada foi compartilhada pelo Facebook, pelo Twitter e pelo WhatsApp.

Em 21 de novembro de 2017, a própria Manuela denunciou a manipulação da foto em sua página oficial no Facebook. “Aumentaram minhas olheiras (...) e fizeram mais tatuagens no meu corpo”, escreveu a deputada. “Tenho muitas tatuagens mesmo e as exibo porque são lindas. Não são esses desenhos feinhos que vocês fizeram de Lenin e Che”, completou.

O material foi verificado agora pela “Rádio GaúchaZH” e outro integrantes do projeto Comprova: UOL, “O Estado de S.Paulo”, “Gazeta Online” e “Poder360”.

O Comprova é um projeto integrado por 40 veículos de imprensa brasileiros que descobre, investiga e explica informações suspeitas sobre políticas públicas, eleições presidenciais e a pandemia de covid-19 compartilhadas nas redes sociais ou por aplicativos de mensagens. Envie sua sugestão de verificação pelo WhatsApp no número 11 97045 4984.