Topo

UOL Confere

Uma iniciativa do UOL para checagem e esclarecimento de fatos


Lula não foi autorizado a dar entrevista antes do 2º turno

Arte/UOL
Imagem: Arte/UOL

Do UOL, em São Paulo

24/10/2018 12h53

É falsa a informação disseminada no WhatsApp de que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi autorizado a dar uma entrevista à "TV Globo". A emissora sequer apresentou pedido de entrevista à Justiça, e, de acordo com o STF (Supremo Tribunal Federal), entrevistas a outros veículos de comunicação não estão autorizadas.

A mensagem falsa que circula no aplicativo diz que Lula seria entrevistado pela "Globo" no próximo sábado (27), véspera da realização do segundo turno das eleições. O site “Ursal Brasil” também publicou um texto com esta informação inverídica. A publicação deste site aparece com a data de 15 de setembro de 2015, quando o ex-presidente ainda não estava preso em Curitiba e não havia proibição de entrevistas.

No começo de outubro, o ministro Ricardo Lewandowski, do STF, autorizou Lula a dar entrevistas, mas encaminhou sua decisão ao presidente da corte, Dias Toffoli, para que ele deliberasse sobre a execução.

De acordo com STF, não há novidades em relação a isto. Toffoli decidiu que as entrevistas de Lula estão suspensas até “posterior deliberação” do plenário do Supremo.

Em setembro, Lewandowski chegou a autorizar que Lula concedesse entrevista à “Folha de S.Paulo”, mas esta decisão foi suspensa por Luiz Fux.

O "Fato ou Fake", do "Grupo Globo", e o "Boatos.org" já desmentiram esta peça de desinformação.

O pedido de verificação do boato chegou ao Comprova pelo WhatsApp do projeto (11-97795-0022).

A falsa mensagem foi verificada pelo UOL e pela rádio “BandNews FM”, além de outros veículos integrantes do projeto Comprova: “SBT”, “Jornal do Commercio”, “Nexo”, “Poder360”, “Gazeta Online” e rádio “GaúchaZH”.

O Comprova é um projeto integrado por 40 veículos de imprensa brasileiros que descobre, investiga e explica informações suspeitas sobre políticas públicas, eleições presidenciais e a pandemia de covid-19 compartilhadas nas redes sociais ou por aplicativos de mensagens. Envie sua sugestão de verificação pelo WhatsApp no número 11 97045 4984.