Topo

UOL Confere

Uma iniciativa do UOL para checagem e esclarecimento de fatos

Médico de Bolsonaro falou em câncer de intestino em tom de brincadeira

Arte/UOL
Imagem: Arte/UOL

Do UOL, em São Paulo

25/10/2018 19h31

Um dos médicos do candidato a presidente Jair Bolsonaro (PSL) realmente disse o termo “câncer de intestino” enquanto se preparava para examinar o deputado no último domingo (21), como mostra reportagem da "TV Record", mas não se tratava de um diagnóstico. Naquele momento, o médico fazia uma brincadeira sobre a informação falsa que circulou anteriormente nas redes sociais de que o presidenciável estaria com câncer.

Trechos do vídeo foram publicados no Twitter acompanhados de legendas enganosas que sugeriam que o militar estaria realmente com câncer, tirando de contexto a fala do médico.

Realizado no último domingo (21), na casa do candidato, no Rio de Janeiro, o exame foi acompanhado pela equipe da “TV Record” que produzia uma reportagem sobre o estado de saúde de Bolsonaro para o programa “Domingo Espetacular”.

A brincadeira do médico acabou vazando na reportagem exibida pela emissora. O áudio com parte da frase pode ser ouvido aos 9min32s. Na última quarta-feira (24), o blog “Coluna do Fraga”, do portal “R7”, publicou o trecho sem edição. No vídeo de 6s, o médico diz aos risos: “Operou um câncer no intestino dele. Um câncer no intestino”. Uma outra voz masculina complementa: “É uma fake news”.

Bolsonaro passou por duas cirurgias após ser atacado com uma faca na cidade de Juiz de Fora (MG), no dia 6 de setembro. O responsável pelo ataque está preso.

O vídeo que tenta induzir que Bolsonaro estaria com câncer foi compartilhado em ao menos oito contas no Twitter. Em uma delas, o vídeo somou 65,2 mil visualizações.

A peça de desinformação também foi verificada pelo site “e-farsas”.

Agora o material foi verificado pela “Folha de S.Paulo” e pela rádio “GaúchaZH”, além do UOL e da revista “piauí”, todos integrantes do projeto Comprova.

O UOL Confere é uma iniciativa do UOL para combater e esclarecer as notícias falsas na internet. Se você desconfia de uma notícia ou mensagem que recebeu, envie para uolconfere@uol.com.br.

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Newsletters

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero receber

Mais UOL Confere