Topo

UOL Confere

Uma iniciativa do UOL para checagem e esclarecimento de fatos


É mentira: Felipão não fez cara feia ao ver Pabllo Vittar em garrafa

Arte/UOL
Imagem: Arte/UOL

Lucas Borges Teixeira

Colaboração para o UOL, em São Paulo

26/08/2018 04h00

Pabllo Vittar já foi alvo de uma série de memes e "fake news" (notícias fraudulentas) nas redes sociais. A mais recente delas mostra um vídeo em que o técnico do Palmeiras, Luiz Felipe Scolari, estaria fazendo uma careta ao ver o rosto da cantora em uma garrafa de Gatorade.

O trecho do vídeo de poucos segundos que circula pelos aplicativos de mensagem foi tirado de uma entrevista do técnico, após o jogo do time paulista contra o paraguaio Cerro Porteño, pela Copa Libertadores da América, no último dia 9.

A partir de 1 minuto e 7 segundos do vídeo, Felipão pega a garrafa, nota algum detalhe, faz cara feia e a devolve sobre a mesa. Segundo a mensagem que circula pelas redes sociais, o motivo para o ato inusitado seria o rosto de Pabllo Vittar, apontada como garota-propaganda da bebida.

FALSO: Não é o rosto de Pabllo Vittar

Seja lá o que não agradou o técnico do Palmeiras na garrafa da bebida, não foi o rosto de Pabllo Vittar. A artista não é contratada pela marca.

Na verdade, a Gatorade, patrocinadora da Copa Libertadores da América e do time paulista, tem uma campanha global com diferentes jogadores: de Leonel Messi, do Barcelona, ao brasileiro Gabriel Jesus, do Manchester City.

O rosto que aparece no vídeo é, na verdade, do jogador peruano Edison Flores, atacante do clube dinamarquês Aalborg BK. Representante da seleção do Peru na Copa do Mundo, o jogador foi um dos escolhidos para estampar as garrafas na América do Sul.

Não há registro algum de que Pabllo tenha feito uma campanha para a Gatorade. A empresa não respondeu ao questionamento do UOL até o fechamento desta matéria.

“Agora Pabllo Vittar foi longe demais...”

A cantora Pabllo Vittar é alvo frequente de notícias falsas e piadas nas redes sociais. Desde notas de real que supostamente levariam seu nome a turnês por escolas estaduais para ensinar sobre diversidade sexual.

Recentemente, seu rosto foi colocado no lugar da imagem de Fernando Haddad como vice na chapa de Lula (PT), após o lançamento da candidatura do petista à Presidência. O próprio perfil do candidato comentou a montagem e explicou a brincadeira.

Em abril, a cantora comentou, durante uma entrevista, o uso frequente do seu nome em boatos. “Hoje em dia, eu dou risada. Mas antes eu ficava muito incomodada com o quanto as pessoas têm capacidade de inventar notícias falsas sobre alguém por simples desejo de prejudicar, porque não gostam ou odeiam”, afirmou.

O UOL Confere é uma iniciativa do UOL para combater e esclarecer as notícias falsas na internet. Se você desconfia de uma notícia ou mensagem que recebeu, envie para uolconfere@uol.com.br.